Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por título
Itens para a visualização no momento 111-120 of 120
-
Significados externalizados por alunos da EJA frente à resolução de questões sobre o tema educação financeira
(2020-12-08)A presente Dissertação tem por objetivo investigar evidências de aprendizagem significativa crítica no processo de resolução de atividades propostas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), envolvendo o tema ... -
Sobre as ações do PIBID/matemática na constituição de saberes docentes de ex-bolsistas desse programa na Universidade Federal de Santa Maria
(2015-08-25)Este trabalho teve por objetivo analisar, com base nas entrevistas com três ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática da UFSM hoje professores da Educação ... -
Surdez no contexto da educação matemática: um estudo sobre o conjunto dos números reais a partir de registros de representação semiótica e o tangram
(2019-08-27)A presente pesquisa objetiva investigar a mobilização de registros de representação semiótica relacionados ao conjunto dos números reais, a partir de tarefas realizadas por estudantes surdxs do 1º ano do Ensino Médio de ... -
Teoria das situações didáticas: uma proposta para o ensino da função quadrática em suas formas canônica e fatorada
(2022-02-24)Considerando os estudos analisados ao longo do desenvolvimento da revisão bibliográfica deste trabalho, envolvendo a solução de equações do segundo grau, sendo estas associadas à busca das raízes de funções quadráticas ... -
UEPS para a investigação da educação financeira na educação de jovens e adultos (EJA)
(2021-12-06)A Educação Financeira é um processo de ensino no qual sujeitos inseridos e atuantes em sociedade melhoram sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, ... -
Unidade de ensino potencialmente significativa com modelagem matemática para a aprendizagem do conceito de volume em uma escola militar do RS
(2017-08-31)A motivação deste estudo surge, a partir da percepção do autor, o qual percebe que o ensino e a aprendizagem do conceito de volume no Ensino Médio acontecem, de modo geral, centrado em aplicações de fórmulas e com pouca ... -
Unidades de ensino potencialmente significativas envolvendo matrizes, determinantes e sistemas lineares
(2023-06-28)Esta pesquisa tem por objetivo criar, implementar e investigar Unidades de Ensino Potencialmente Significativa envolvendo Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares para o Ensino Médio a fim de identificar e analisar ... -
Unidades de ensino potencialmente significativas para a aprendizagem na matemática: um olhar de professores do Rio Grande do Sul a partir de uma oficina pedagógica
(2022-02-18)A presente pesquisa tem por objetivo principal investigar como se desenvolve a construção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) para o ensino de conteúdos de Matemática com professores de diferentes ... -
Vestígios da matemática no curso normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac em Santa Maria/RS: trajetórias, acervos e memórias
(2022-06-13)O objetivo desta pesquisa é apresentar reflexões sobre o ensino de matemática na trajetória do curso de formação de professores do IEEOB. Por meio de abordagem qualitativa que segue uma perspectiva histórica, a dissertação ... -
Vozes e narrativas dos egressos 2019 da Licenciatura em Pedagogia diurno da UFSM sobre a formação inicial no contexto curricular das disciplinas de Educação Matemática
(2023-03-21)Essa proposta investigativa surgiu a partir de duas trajetórias, práticas e experienciais no decorrer da minha formação como Licenciada em Pedagogia. A primeira se trata do estágio curricular obrigatório vivenciado no ...