Browsing Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física by Issue Date
Now showing items 21-40 of 128
-
Relações entre grandezas geométricas: um estudo de caso baseado na aprendizagem significativa e análise de erros
(2016-08-24)Esta pesquisa teve como objetivo averiguar os subsunçores sobre conceitos de variação existentes em alunos ingressantes no curso de Matemática, bem como propor alternativas que possibilitassem uma aprendizagem significativa ... -
Raciocínio combinatório: uma meta-análise a partir dos registros de representação semiótica
(2016-08-24)O objetivo desta pesquisa é investigar se e como são empregados os registros de representação semiótica nas investigações stricto sensu produzidas por instituições brasileiras que abordam o desenvolvimento do raciocínio ... -
Construções com régua e compasso envolvendo lugares geométricos: uma proposta dinâmica aliada a teoria de registros de representação semiótica
(2016-08-24)O foco desta dissertação está no estudo de lugares geométricos, e possui como objetivo de pesquisa: Investigar a mobilização de registros de representação semiótica por meio de atividades didáticas, envolvendo lugares ... -
Matemática Financeira: uma meta-análise sob o ponto de vista dos registros de representação semiótica
(2016-08-26)Esta pesquisa objetiva fazer uma síntese de quatro investigações stricto sensu produzidas por instituições brasileiras que enfatizaram conceitos de Matemática Financeira desenvolvidas por meio de atividades didáticas com ... -
Um estudo da construção do “habitus” no ensino da segunda lei da termodinâmica
(2016-08-26)A Termodinâmica é um ramo da física que se desenvolveu, como ciência, após o advento tecnológico da máquina térmica e, devido à grande importância dessa tecnologia para a sociedade britânica do século XVIII. Mas, esses ... -
A matemática no contexto do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio
(2016-08-29)Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o Caderno de Matemática do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), para compreender como a Matemática foi apresentada e verificar se ele contempla mudanças ... -
O aspecto lúdico presente nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Matemática no estado do Rio Grande do Sul
(2016-08-31)Em 2009, através do Projeto de Extensão “Matemágica na Sala de Aula”, foi possível ter contato com vários professores já licenciados em Matemática que buscavam para as suas aulas um viés lúdico. Após vários anos de dedicação ... -
Políticas públicas para o ensino médio do estado do Rio Grande do Sul no ínicio XXI: o ensino de matemática
(2016-10-27)O presente trabalho investiga as reformas curriculares Lições do Rio Grande e Ensino Médio Politécnico, elaboradas e implementadas, respectivamente, nos governos de Yeda Crusius e Tarso Genro, no Estado Rio Grande do ... -
Expressão numérica: a hierarquia das quatro operações matemáticas
(2016-12-06)Para o desenvolvimento deste trabalho apresentamos na introdução alguns tópicos motivadores da pesquisa, bem como a sua problemática e justificativa. Esta dissertação tem como objetivo principal pesquisar as possíveis ... -
Análise do conteúdo de geometria espacial em livros didáticos do ensino médio: uma atividade no âmbito da formação inicial de professores
(2016-12-07)Este trabalho apresenta uma pesquisa no âmbito da formação de professores a partir de uma atividade de análise de livros didáticos oferecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Com isso, busca-se investigar como se ... -
Análise de questões de matemática do Enem: uma proposta de utilização do geogebra na perspectiva ausubeliana
(2016-12-21)Esta dissertação descreve os resultados de uma pesquisa que buscou investigar as contribuições da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em particular o software GeoGebra, no processo de aquisição de ... -
Investigação sobre o trabalho de professores de matemática da rede pública estadual de Santa Maria (RS) que possuem alunos incluídos em suas salas de aula
(2017-01-20)O presente trabalho foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEM&EF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e inserido á linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem ... -
A abordagem temática e o ensino de física: articulações com a educação do campo
(2017-07-10)Pesquisas fundamentadas na perspectiva da Abordagem Temática (AT) tem apresentado um significativo aumento na área de Educação em Ciências. Nesse sentido, na presente pesquisa, pretende-se ampliar os estudos sobre a ... -
A matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: um estudo visando conhecer as principais dificuldades de ensino e aprendizagem em Cachoeira do Sul (RS)
(2017-08-17)Essa dissertação consiste da pesquisa de mestrado com o intuito de encontrar no cotidiano de sala de aula, possíveis indícios das dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos anos finais ... -
Representações semióticas mobilizadas por licenciandos em Matemática ao tomar decisões diante de situações econômicofinanceiras
(2017-08-28)O presente trabalho tem por objetivo investigar a tomada de decisão de licenciandos em Matemática diante de situações econômico-financeiras, mobilizando registros de representação semiótica. Para tanto, realiza-se uma ... -
Explorando recursos do geogebrabook no estudo de quádricas a partir de diferentes representações
(2017-08-30)Este trabalho de dissertação apresenta como questão norteadora de pesquisa: Como as potencialidades do GeoGebraBook no estudo de superfícies quádricas podem ser exploradas a fim de gerar um material didático em que diferentes ... -
Registros de representação semiótica mobilizados na obtenção do volume de um cilindro: uma atividade orientada pelos princípios da modelagem matemática
(2017-08-30)A presente pesquisa tem como objetivo investigar se e como acadêmicos do curso de Matemática Licenciatura da UFSM mobilizam registros de representação semiótica ao explorarem o conceito de volume de combustível em um ... -
Unidade de ensino potencialmente significativa com modelagem matemática para a aprendizagem do conceito de volume em uma escola militar do RS
(2017-08-31)A motivação deste estudo surge, a partir da percepção do autor, o qual percebe que o ensino e a aprendizagem do conceito de volume no Ensino Médio acontecem, de modo geral, centrado em aplicações de fórmulas e com pouca ... -
Uma análise da contribuição do GeoGebra como recurso interativo para o estudo de áreas e volumes
(2017-08-31)Este trabalho partiu do objetivo em investigar e verificar o quanto applets produzidos com o software GeoGebra podem contribuir para tornar o cálculo de área e volume, das principais figuras estudadas durante a Educação ... -
Perspectivas teóricas e funções pedagógicas da história da matemática na série história da matemática para o ensino
(2017-09-25)Este trabalho faz parte de uma região de inquérito intitulada História na Educação Matemática, que toma como objeto de pesquisa os diferentes tipos de participação da História nos diversos níveis de ensino e, por esse ...