Navegação Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional por licença "Acesso Aberto"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 24
-
Função linear por meio da modelagem matemática: um relato de caso nas séries finais do ensino fundamental
(2014-08-21)O presente trabalho de dissertação tem como objetivo apresentar uma proposta para introdução ao ensino de função linear, desenvolvendo todas as atividades em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, a partir do emprego ... -
Curvas descritas mecanicamente e GeoGebra: uma proposta destinada ao ensino médio
(2015-03-25)Este trabalho objetiva abordar as curvas descritas mecanicamente como uma possível aplicação para o ensino médio. Tal enfoque justifica-se pelo fato de que as construções geométricas geradoras de cada curva são uma ... -
Sequência didática para o ensino de funções afim, quadrática, exponencial e logarítmica
(2016-08-29)Esta Dissertação tem como objetivo apresentar a análise dos resultados obtidos através da aplicação do Software educativoGeoGebra no ensino de Funções Afim, Quadrática, Exponencial e Logarítmica. O estudo classifica-se ... -
Equações diofantinas lineares: possibilidades didáticas usando a resolução de problemas
(2015-03-13)Este trabalho apresenta uma experimentação pedagógica realizada numa turma de 9ºano do Ensino Fundamental com o objetivo de aferir as possibilidades didático-pedagógicas envolvendo a temática Equações Diofantinas Lineares, ... -
Ensino de polinômios no ensino médio uma nova abordagem
(2014-08-22)O presente trabalho de dissertação tem como objetivo propor uma nova forma de abordagem no ensino de polinômios. Como este assunto é trabalhado no último ano do Ensino Médio, oferecemos uma proposta focada no Ensino Superior, ... -
Elementos de geometria analítica: uso do aplicativo GrafEq na reprodução de obras de arte
(2015-07-16)Este estudo aborda o uso das tecnologias no ensino da Matemática, mais especificamente, o software GrafEq para desenvolver atividades de Geometria Analítica. Para tal, foram aplicadas atividades ao longo de 5 semanas a ... -
Uso de aplicativos computacionais e produto matricial: duas propostas de aplicação
(2015-05-14)Este trabalho apresenta duas propostas didáticas, direcionadas ao Ensino Médio, de aplicação do produto matricial. A primeira proposta é feita sobre transformações geométricas (reflexão, rotação, escala, cisalhamento) ... -
Estudo de estatística no ensino médio: uma proposta de ensino através da análise de dados sociais e ambientais
(2014-04-22)Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Estatística no Ensino Médio de uma forma interdisciplinar. Analisaremos dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de algumas cidades gaúchas e do clima ... -
Estudo de mobiliário escolar: um olhar para a sala de aula através da modelagem Matemática
(2016-09-02)A modelagem matemática é vista neste trabalho como uma estratégia para aliar o ensinoaprendizagem de matemática com problemas concretos de um curso Técnico em Móveis. Nosso objetivo foi oportunizar a alunos do 1o ano a ... -
Aplicações de funções na área das Ciências da Natureza por meio do GeoGebra
(2015-12-04)A partir da implantação do ensino Politécnico no Rio Grande do Sul, nota-se de maneira crescente a necessidade de trabalharmos de forma interdisciplinar, realizando articulações entre as diferentes disciplinas e os assuntos ... -
Uma proposta para o ensino de funções através da utilização de objetos de aprendizagem
(2013-04-15)O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para a introdução e exploração dos principais conceitos presentes no estudo de funções afins e quadráticas. Esta proposta foi elaborada a partir da constatação, ... -
Análise combinatória: uma abordagem com resolução de problemas
(2016-07-26)O presente trabalho refere-se a uma proposta didática aplicada aos alunos do Ensino Médio. Esta proposta tem o intuito de abordar de modo mais significativo para os discentes conceitos de análise combinatória. Um conteúdo ... -
Um olhar voltado ao desenvolvimento do pensamento geométrico em alunos do ensino fundamental por meio de atividades práticas
(2015-07-16)O presente trabalho refere-se a uma pesquisa que buscou desenvolver o pensamento geométrico em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a partir de atividades práticas. A escola em que foi realizado esse trabalho pertence à ... -
Estudo das equações do terceiro grau no ensino médio a partir da equação de Van der Waals
(2014-05-30)Normalmente a Educação Básica contempla o estudo das equações do primeiro e segundo grau. Em sua maioria, os livros didáticos não abordam equações de ordem superior. Em razão disso, elaboramos uma proposta didática abordando ... -
Cálculo no ensino médio: uma abordagem possível e necessária com auxílio do Software GeoGebra
(2013-03-15)Este trabalho tem como objetivo principal verificar a possibilidade da inserção, no Ensino Médio, das ideias intuitivas do Cálculo Diferencial e Integral. Ideias intuitivas de limites de uma função, de taxa de variação ... -
Modelagem matemática no tratamento e distribuição de água: propostas para o ensino de matemática
(2013-08-09)A modelagem matemática, sendo a representação da realidade por meio de modelos, é uma estratégia de ensino-aprendizagem que consegue dar sentido e aplicabilidade aos conteúdos matemáticos, anseio da grande maioria dos ... -
Geometria espacial de posição: do concreto ao raciocínio dedutivo com uma passagem pela tecnologia
(2016-09-01)O presente trabalho tem por finalidade apresentar o desenvolvimento e a aplicação de uma proposta didática sobre geometria espacial de posição que visou contribuir com o aprendizado dos alunos do segundo ano do Ensino ... -
Soluções não clássicas para problemas da OBMEP
(2013-04-15)Desde 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) está presente em muitas escolas envolvendo alunos e professores. Isso ocorre porque a competição apresenta problemas diferenciados quando ... -
Matemática financeira na perspectiva da educação matemática crítica
(2013-04-15)Pesquisas em educação matemática crítica (EMC) têm apontado a necessidade urgente de produção de materiais didáticos que enfatizem situações reais vivenciadas pelos alunos para que a aprendizagem se torne mais ... -
Desigualdade das médias e a resolução de problemas geométricos
(2016-08-04)O presente trabalho apresenta algumas sugestões de atividades para o ensino de matemática, com vistas à aplicação da desigualdade triangular e da desigualdade das médias geométrica, quadrática, aritmética e harmônica para ...