Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
Itens para a visualização no momento 51-70 of 134
-
O ensino colaborativo como proposta pedagógica para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem: a promoção da saúde como eixo articulador
(2016-03-18)A metodologia de projetos tem sido nos últimos anos o ideal de muitos professores que pretendem melhorar o processo educativo, tentando introduzir mudanças, envolvendo conhecimentos e reflexões sobre a prática pedagógica, ... -
Ensino de ciências na educação infantil: formação de professores da rede municipal de ensino de Santa Maria, RS, Brasil
(2015-08-17)O ensino de ciências tem assumido um papel cada vez mais importante na Educação Básica, as orientações curriculares apontam para a importância da área do conhecimento de mundo para o desenvolvimento pleno dos alunos, por ... -
O ensino de ciências nos anos iniciais: sinalizando possibilidades de mudanças
(2012-12-17)O presente trabalho teve como ideia geral investigar o que pensam os alunos de anos iniciais sobre a Ciência e se as concepções acerca da Ciência entre os educandos e os professores são semelhantes ou distintas. Após, ... -
O ensino de genética e evolução em perspectiva antirracista
(2023-12-11)Pesquisas apontam que no ensino de Genética e Evolução os alunos têm dificuldade de aprender a variedade de termos científicos e de relacioná-los com a vida em sociedade, e as práticas de ensino são eurocentradas (SILVÉIRO; ... -
Ensino e aprendizagem de astronomia sob a perspectiva do ensino por investigação e da teoria dos campos conceituais a partir da base nacional comum curricular
(2023-01-30)Almejando contribuições para a área do Ensino de Ciências, esta tese apresenta uma pesquisa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais e no Ensino por Investigação para embasar o processo de ensino e aprendizagem de ... -
Escolhas alimentares de crianças e adolescentes: a construção de boas práticas no ambiente escolar a partir dos fatores que as influenciam
(2023-08-30)A infância e a adolescência caracterizam-se pelas constantes mudanças biológicas, psicológicas e sociais, pelas quais o comportamento alimentar perpassa e tem importância significativa quando falamos sobre manutenção da ... -
Estilo de pensamento curricular freireano: sujeitos, contextos e elementos
(2021-08-24)A presente pesquisa tem por base a realização de investigações e discussões envolvendo a perspectiva curricular Freireana à luz da epistemologia de Fleck, tendo como foco de interesse o Tema Gerador. Pautando-se na necessidade ... -
Estimulação psicomotora de crianças e seus reflexos na aprendizagem: percepções e potenciais provenientes da aproximação entre universidade e escola
(2017-09-29)Acreditando nos benefícios que a intervenção fisioterapêutica, através da estimulação psicomotora, pode proporcionar a curto e médio prazo no desenvolvimento infantil, no que diz respeito ao controle corporal e aprendizagem, ... -
Um estudo de práticas formativas entre física e química na formação de produtores de alimentos no Brasil e na Alemanha
(2020-02-28)Articular os conhecimentos científicos básicos com os conhecimentos da prática profissional é peça fundamental para o bom desempenho acadêmico. Em se tratando de profissionais da área de produção de alimentos, entende-se ... -
Um estudo sobre a formação continuada e sua contribuição para o desenvolvimento profissional docente e a mobilização da práxis de professores que ensinam matemática
(2021-01-11)Esta pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2017 e 2020, onde foram analisadas diferentes formações continuadas no município de Itaqui/RS, contando com a participação de docentes do ensino básico e estudantes da graduação ... -
A evolução biológica em diferentes contextos de ensino
(2014-08-29)O tema Evolução Biológica é de extrema importância no campo da Biologia, principalmente por permitir uma visão integrada dos conhecimentos acerca dos seres vivos. Sua abordagem em contexto de sala de aula é particularmente ... -
Formação acadêmico-profissional de licenciandos em química por meio de módulos de ensino sobre transformações químicas
(2019-12-06)Um assunto central relacionado à Química é o de transformações químicas, este por sua vez para ser compreendido adequadamente deve ser abordado com base nos três níveis de representação da matéria (macroscópico, ... -
Formação continuada de professores de ciências e de matemática no contexto da modelagem na perspectiva epistemológica de Stephen Toulmin
(2021-06-02)A modelagem pode consistir em uma possibilidade metodológica para se caminhar em direção a uma construção conceitual que considere a complexidade das relações envolvidas entre as ciências e a matemática. Partindo desta ... -
Formação continuada de professores de uma escola pública estadual, visando a inserção das TIC em sala de aula
(2019-08-26)Esta pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2015 a 2018 em uma escola pública estadual da cidade Santa Maria/RS e contou com a participação de docentes e discentes esta escola. O objetivo do estudo foi o de analisar ... -
A formação continuada de professores do Pacto em escolas públicas estaduais abrangidas pela 24ª CRE
(2017-09-12)Este trabalho investiga a temática da formação continuada de professores que foi desenvolvida tendo como objeto o curso de formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pacto), oferecido para ... -
Formação de educadores de ciências da EJA: possibilidades e desafios da articulação Freire-CTS-Andragogia
(2022-03-22)O presente trabalho buscou investigar as possibilidades e os desafios que um processo formativo fundamentado nos princípios Freire-CTS-Andragogia apresenta aos conhecimentos e ás práticas de educadores da área das Ciências ... -
A formação docente e o currículo escolar: o navegar da abordagem temática
(2023-09-04)Esta tese, de natureza qualitativa, tem como objetivo discutir possíveis entrelaçamentos entre Currículo Escolar, no âmbito da Abordagem Temática, com a Formação Docente, em especial nos contextos de processos formativos. ... -
Formação docente para um ensino de (e sobre) ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades para alfabetização científica
(2019-03-28)Um sujeito cientificamente alfabetizado compreende os conceitos científicos, a Natureza da Ciência e o entrelaçamento entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e, a partir desses pressupostos, consegue agir na resolução de ... -
Fumo passivo: das concepções dos alunos à utilização de uma ferramenta pedagógica sobre o tema no ensino fundamental
(2010-08-05)O presente estudo, de caráter qualitativo, teve como tema central o fumo passivo pela perspectiva da Educação em Ciências. Buscando gerar subsídios que colaborassem para o estabelecimento de estratégias pedagógicas promotoras ... -
Genética e suas aplicações : identificando o tema em diferentes contextos educacionais /
(2014-12-15)A Genética, subárea da Biologia, é de grande importância para o estudo e compreensão da diversidade, hereditariedade e evolução dos seres vivos. O entendimento significativo desta subárea, com suas correlações e aplicações, ...