Browsing Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde by Subject "Interdisciplinaridade"
Now showing items 1-10 of 10
-
Curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio: a matemática na corrente da interdisciplinaridade
(2018-12-03)A presente tese possui como temática a interdisciplinaridade e o ensino de Matemática no Ensino Médio Integrado. Defende-se esta modalidade de ensino diante das inúmeras discussões em torno da nova reformulação do Ensino ... -
Os reflexos da aplicação do planejamento interdisciplinar no ensino de ciências no 1º ciclo de alfabetização
(2015-06-24)O objetivo do presente estudo foi verificar as contribuições da aplicação de um planejamento com temáticas de Ciências num formato interdisciplinar da prática do professor ao desempenho dos alunos. A amostra foi composta ... -
(Re)flexão: quebrando paradigmas em tempos de perda de autonomia docente
(2018-07-17)Refletir, temática central desenvolvida neste trabalho, é foco central na discussão de importantes questões que permeiam a Educação em nosso país e que muitas vezes são abordadas de forma apenas técnica, para cumprir ... -
A paleontologia e a sala de aula: o contexto local como elo na formação de professores
(2023-11-30)A Paleontologia é uma ciência que auxilia o ser humano na compreensão da origem da vida e sua evolução, através dos fósseis, os quais possibilitam o estudo das diferentes formas de vida pré-existentes. Para que tal situação ... -
Desafios e perspectivas de uma abordagem interdisciplinar de ensino na área das ciências da natureza e matemática na formação inicial de professores
(2020-07-17)Esta pesquisa vem ao encontro das necessidades de formação docente quanto à abordagem interdisciplinar no contexto de práticas de ensino. Diante de carências de práticas interdisciplinares na formação inicial docente, foi ... -
Contribuições da pedagogia de projetos para a educação em saúde no contexto escolar
(2021-01-29)O desenvolvimento de temas relativos à saúde está previsto nos referenciais curriculares brasileiros em todos os níveis da educação básica. Diante disso, as discussões sobre um conceito de saúde ampliado, que pressupõe a ... -
Aprendizagem baseada em problemas, por meio de temáticas, como metodologia ativa facilitadora no ensino de ciências/química
(2022-10-07)As metodologias de aprendizagem ativas, nas quais os estudantes são protagonistas do processo de construção do próprio conhecimento, são essenciais ao desenvolvimento intelectual autônomo. Entre as tendências metodológicas, ... -
Ciência e arte: análise da produção de murais como proposta para educação integral no ensino médio
(2021-11-26)O presente trabalho tem como objeto de análise um projeto com vários anos de aplicação, denominado BioRevitArt, que integra Ciência e Arte, utilizando pintura mural. Os alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio ... -
A influência das Diretrizes Curriculares Nacionais e do clima organizacional na formação profissional em fisioterapia
(2020-02-28)Com o aumento significativo dos cursos de graduação em fisioterapia foi necessário estabelecer-se critérios para uniformizar os currículos que, ao mesmo tempo, tinham de ser flexíveis, atender as necessidades específicas ... -
A interdisciplinaridade entre as ciências e a educação física na visão de alunos do ensino fundamental e médio
(2013-12-12)O presente estudo investigou entre alunos de escolas da rede pública e da rede privada de ensino, qual a visão dos mesmos sobre a existência de interdisciplinaridade entre os conteúdos das disciplinas de ciências e de ...