Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por assunto "Formação inicial de professores"
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
-
Formação docente para um ensino de (e sobre) ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades para alfabetização científica
(2019-03-28)Um sujeito cientificamente alfabetizado compreende os conceitos científicos, a Natureza da Ciência e o entrelaçamento entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e, a partir desses pressupostos, consegue agir na resolução de ... -
Demandas e dilemas da prática como componente curricular na formação de professores de biologia
(2019-07-12)As sucessivas mudanças na formação de professores no Brasil, em especial aquelas ocorridas nas últimas décadas, perpassaram o modelo “3+1”, chegando na proposição atual que vem sendo construída, a partir da Lei 9.394/96 ... -
Textos de divulgação científica: leitura, produção e divulgação de atividades didáticas no espaço do estágio supervisionado em física
(2016-07-07)Pesquisadores em Educação em Ciências têm reconhecido a importância da leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) na formação de sujeitos leitores e, suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem de ... -
Aspectos científicos, tecnológicos e sociais na construção profissional docente
(2015-05-28)Diante dos desafios contemporâneos, relacionados às questões sobre Ciência e Tecnologia, o professor e o futuro professor se vêem frente à necessidade de construir e/ou desenvolver saberes de sua profissão, adequando sua ... -
Desafios e perspectivas de uma abordagem interdisciplinar de ensino na área das ciências da natureza e matemática na formação inicial de professores
(2020-07-17)Esta pesquisa vem ao encontro das necessidades de formação docente quanto à abordagem interdisciplinar no contexto de práticas de ensino. Diante de carências de práticas interdisciplinares na formação inicial docente, foi ... -
A inserção da perspectiva ciência-tecnologia-sociedade na formação inicial de professores de Química
(2016-08-12)Neste trabalho investigou-se a inserção da perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na formação inicial de professores. O desenvolvimento ocorreu em um componente curricular de Prática de Ensino, com estudantes de ... -
Análise de livros didáticos e dimensões da ciência na formação inicial de professores de física
(2016-08-29)A ampla distribuição de livros para as escolas públicas de educação básica no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) manteve o Livro Didático (LD) como um importante tema nas pesquisas relacionadas ao ensino ...