Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Antunes, Helenise Sangoi"
Itens para a visualização no momento 1-15 of 15
-
Contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na formação de professores para atuar na perspectiva inclusiva
(2018-08-31)Esta pesquisa de doutorado está vinculada a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo geral da mesma ... -
Gerações e histórias de vida em diálogo na educação do campo, em classes multisseriadas: uma contribuição na formação de professores
(2017-05-05)Esta tese emerge a partir da minha história de vida e da minha participação, desde 2006, nas discussões do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (GEPFICA), o qual é coordenado pela ... -
Formação permanente em educação especial: aproximações e afastamentos na/da docência inclusiva
(2020-12-21)Este estudo resulta da pesquisa de doutoramento em Educação, vinculada à Linha de Pesquisa – LP1 “Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa ... -
Biografias de professores(as) de escolas do campo e classes multisseriadas
(2022-04-05)Esta Tese versa sobre as histórias de vida dos professores do campo e classes multisseriadas dos municípios de Santa Maria (RS) e São Gabriel (RS, a existência, seus saberes. Fazeres e processos de formação. A pesquisa ... -
Fazendo a diferença.histórias de professoras alfabetizadoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC: tecendo a vida em (trans)formação: o diário de bordo em escrituras de si e do outro
(2016-06-14)A tese aqui elaborada, é o resultado de uma investigação pautada em uma abordagem qualitativa desenvolvida em relações de aprendizagens, de 2013 a 2015. Por se tratar de uma pesquisa com o método (auto)biográfico, seu tempo ... -
Tecendo histórias... entrelaçando narrativas: tecituras que constroem a docência de professores bacharéis
(2018-07-30)Este estudo insere-se na linha de pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresentou como objetivo geral compreender ... -
Territórios docentes: as significações sociais imaginárias no contexto de projetos de educação do campo
(2014-12-19)A pesquisa potencializou a realização de um trabalho com professores rurais/do campo , perspectiva na qual se fortalece a Educação do Campo, tema e objeto desta pesquisa. A abordagem metodológica adotada para o desenvolvimento ... -
A formação de professores no Brasil: uma genealogia dos modelos de formação
(2022-07-29)Resumo: Esta pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa 1 do programa de pós-graduação em Educação da UFSM, toma por impulso responder a seguinte questão: Como e quando a Formação de Professores se produz como campo de saber ... -
Formação permanente de professores: criticidade e reflexividade na perspectiva das ruralidades como espaços conectivos
(2021-03-26)A Educação do Campo tem sido um desafio para gestores e professores, pois a escola, como espaço de transformação, exig e uma posição teórico prática e política para ser compreendida enquanto projeto educativo. É preciso ... -
As formadoras de professoras do PNAIC/UFSM: memórias e histórias de formação continuada
(2022-07-22)Na presente Tese, “As formadoras de professoras do PNAIC/UFSM: memórias e histórias de formação continuada”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Doutorado, do Centro de Educação (CE), da Universidade ... -
Trajetorias e processos formativos na/da docência: memórias e [res] significações
(2015-08-12)Esta tese integra a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional de Professores , no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Ancora-se ... -
Ateliê biográfico de (auto)formação: cruzando fios e entrelaçando histórias-trajetórias docentes de professores em classes multisseriadas no estado de Santa Catarina
(2021-08-05)Esta tese emerge a partir da minha história de vida e da minha participação, desde 2008, nas discussões do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização – GEPFICA. O objetivo deste trabalho ... -
Perspectivas sobre a eficiência da formação continuada de professores de escolas multisseriadas rurais
(2023-03-24)Esta pesquisa de tese, vinculada à Linha de Pesquisa: LP 1 – Formação, Saberes, e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação, emerge da necessidade de se haver um estudo que possa vislumbrar ... -
Construindo outros modos de ser e de refletir a docência no ciclo de alfabetização a partir da biologia do amar e da biologia do conhecer de Humberto Maturana
(2021-12-17)Esta pesquisa apresenta os resultados de um estudo realizado entre os anos de 2017 e 2021 junto ao Programa de Pós Graduação em Educação (Doutorado) da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 1: Docência, ... -
Narrativas sobre inclusão escolar: a história de Arthur
(2018-12-03)Essa tese, está vinculada a Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e apresenta como problemática principal a formação docente e a inclusão ...