Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Sarturi, Rosane Carneiro"
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O direito à educação como "ioiô" das políticas que ampliam a obrigatoriedade da educação básica
(2018-03-02)Esta tese de doutorado objetivou analisar as relações entre o direito à Educação e a obrigatoriedade, considerando a legislação que torna obrigatória a Educação Básica (EB) no Brasil, dos 4 aos 17 anos de idade e as ... -
Tecnologias digitais emergentes na educação superior: contribuições e implicações aos percursos formativos dialógicos e auto(trans)formativos
(2021-04-09)Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), na Linha de Pesquisa “Políticas públicas educacionais, práticas ... -
Narrativas (auto)biográficas com professoras sobre as violências e a educação para a humanização: “foi um rio que passou em minha vida”
(2021-11-03)Este estudo foi desenvolvido no Curso do Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), na Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas ... -
Políticas curriculares: conhecimento em diáspora
(2018-10-15)Mediante uma sociedade disciplinar, que valoriza o acúmulo de informações, torna-se um desafio a construção de projetos e escolas inovadoras que consigam superar a cultura organizacional escolar disciplinar historicamente ... -
Critérios multidimensionais da avaliação e suas implicações no processo de reconhecimento de cursos superiores em institutos e universidades federais
(2020-07-20)Esta tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), na linha de pesquisa LP2 – Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces. Também, ... -
Práticas discursivas e BNCC-EI: sobre interfaces de ambiências e experiências numa escola de educação infantil
(2022-06-15)Esta tese de doutorado insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Sistema nacional de avaliação da educação superior: produção de sentidos de qualidade na gestão de licenciaturas da UFSM
(2018-12-13)Essa tese sustenta-se na análise de políticas educacionais, particularmente na política de avaliação da Educação Superior que se desenvolve desde 2004 no Brasil pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ... -
Uma viagem de trem pelas infâncias institucionalizadas: percepções das crianças sobre o ensino fundamental
(2022-09-30)Esta tese é um convite para uma viagem de trem, em busca de diálogos com as infâncias dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Santa Maria - RS. Este estudo apresentou como objetivo ...