Navegação Programa de Pós-Graduação em Letras por título
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O movimento cíclico e inquietante da escrita de Herta Müller
(2021-12-20)A escrita “concêntrica” de Herta Müller traz ao cenário literário a presença de um movimento diferenciado, no que diz respeito ao contexto das produções ficcionais contemporâneas. Suas produções, baseadas em recursos ... -
O movimento dos sentidos: de utopia à conversão
(2009-04-27)O presente trabalho procura entender como movimento dos sentidos se constituiu no discurso do descobridor, do colonizador e do missioneiro sobre a terra descoberta e seus habitantes. Para tanto elegemos, como corpus de ... -
Movimentos de identidades marginais em Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles, e Todos nós adorávamos caubóis, de Carol Bensimon
(2019-02-22)Esta pesquisa tem como proposta central investigar de que modos acontece a representação de sujeitos historicamente marginalizados nas obras Ciranda de pedra (1954), de Lygia Fagundes Telles, e Todos nós adorávamos caubóis ... -
A música na obra de Erico Verissimo: polifonia, humanismo e crítica social
(2009-04-24)Esta tese se propõe a analisar o papel desempenhado pela música na obra do escritor Erico Versissimo. A diversidade de usos que ela adquiriu ao longo da carreira do escritor, e o espaço que ocupa dentro de sua obra são ... -
Não é não, não? Um estudo sobre o marcador negativo “não” em discursos políticos de presidentes brasileiros na perspectiva da linguística sistêmico-funcional
(2019-02-18)A presente tem como objetivo explorar o caráter léxico-gramatical e semântico avaliativo-discursivo do Adjunto modal “não” em discursos políticos a partir da perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. Para o alcance ... -
A noção de língua na Gramática castellana (1847), de Andrés Bello: conjuntura histórica e política
(2022-01-25)Esta tese visa compreender a noção de língua presente na Gramática de la lengua castellana, destinada al uso de los americanos, de Andrés Bello, publicada em 1847, no Chile, na conjuntura sócio-histórica e política da ... -
A noção de referência em Benveniste: emprego das formas e emprego da língua
(2019-08-28)O presente trabalho tem como objetivo compreender, analisar e interpretar como Émile Benveniste, em sua obra, emprega a palavra referência e a significa. Para alcançá-lo, evidenciamos, primeiramente, o lugar do autor nos ... -
Noticing e consciousness-raising na aquisição da escrita em língua materna
(2009-03-17)A competência em produção textual e a consciência sobre esse processo deve ser reflexo do trabalho realizado nos cursos de formação de professores, com o intuito de prepará-los não, apenas, para serem produtores de texto, ... -
Oralidade e livro didático: uma possível reconfiguração no ensino de língua portuguesa
(2014-09-25)Tendo em vista o crescente interesse em fazer com que a oralidade seja reconhecida como um objeto de ensino nas aulas de língua portuguesa (LP), tal como a escrita, a leitura e os conhecimentos linguísticos são tradicionalmente ... -
As palavras e a enunciação: a china, a machorra e a morocha no dicionário de regionalismos do Rio Grande do Sul
(2022-07-18)A presente tese tem como objeto de pesquisa o Dicionário de regionalismos do Rio Grande do Sul (1984), da autoria dos irmãos Zeno Cardoso Nunes e Rui Cardoso Nunes. Apoiados teoricamente na História das Ideias Linguísticas ... -
O papel do engajamento na construção do discurso sobre privatização em notícias acerca da polêmica de adesão de hospitais universitários federais à EBSERH
(2017-12-12)No atual cenário de crise político-econômica vivida no Brasil, neste ano de 2017, a privatização apresenta-se com um dos grandes temas que geram polêmica na atualidade (GEE, 2007) e uma das alternativas encontradas pelos ... -
Pedagogia dos multiletramentos: consciência crítica, agência e empoderamento no Ensino Fundamental
(2023-03-31)O ensino de linguagem em contexto escolar é uma atividade rica em possibilidades pedagógicas, cabendo ao professor buscar e selecionar abordagens de ensino que possam ser significativas para o contexto e para as demandas ... -
Um percurso discursivo em uma cartografia da formação de professores indígenas nas universidades federais brasileiras
(2023-03-31)A presente tese desenvolve-se na área de Estudos Linguísticos, em consonância com o arcabouço teórico e metodológico da Análise de Discurso (AD) de base materialista, com ancoragem nas reflexões de Michel Pêcheux. A ... -
A poesia regionalista gaúcha como elemento de valorização do autoritarismo e da violência na Região do Prata
(2007-03-23)A constituição de idealismos alicerçados em condutas inspiradas nos feitos heróicos das batalhas campestres, durante as demarcações de fronteiras e da afirmação de identidades nacionais, evidenciou a presença de uma ... -
A poética de Manoel Camilo dos Santos: um diálogo entre a poesia popular do nordeste e a literatura culta
(2014-02-28)O transcurso da literatura brasileira parece concentrar em negativo a história da literatura popular. Há um sentimento ambíguo de rejeição, de ressentimento e de nostalgia que permeiam a arte e a crítica, sobretudo, na ... -
Política de línguas e mídia no Mercosul: um estudo enunciativo de jornais de fronteira
(2013-10-04)Este trabalho investiga o funcionamento do político no dizer “nas” e “sobre as” línguas nos jornais da fronteira platina, com vistas a uma política de línguas dos meios de comunicação no Mercosul. Para isso, toma como ... -
A ponta do iceberg é o professor na escola...
(2015-11-27)Tão complexo quanto o iceberg, o trabalho do professor tem muito ainda a ser desvelado até que se (re)conheça e se (re)valorize o profissional e a profissão. Nesse intuito, o presente trabalho se propôs a investigar a ... -
Popularização da ciência na revista Nova Escola: a comodificação do discurso sobre ensino de inglês
(2015-12-18)Esta tese de doutorado foi desenvolvida no âmbito dos projetos CNPq Análise crítica de gêneros com foco em artigos de popularização da ciência (MOTTA-ROTH, 2007) e Análise crítica de gêneros discursivos em práticas sociais ... -
Por que (não) ensinar espanhol no Brasil? As políticas linguísticas e a gramatização no ensino do espanhol a partir da glotopolítica
(2017-02-17)Para responder à pergunta “Por que (não) ensinar espanhol no Brasil?” a tese verifica os argumentos operados a partir dos campos governamental e educacional, delineando os três movimentos que oficializaram o ensino da ... -
“Porque não é o escrever em si, é ver como é que está escrito”: discursos sobre letramentos acadêmicos em inglês em uma comunidade de prática de química
(2019-08-22)Embora tenha uma longa história de produção de conhecimento na área de Letramentos Acadêmicos (LA) no Brasil, Ferreira e Stella (2018, p. 17) apontam que a produção de pesquisas em universidades brasileiras sobre o ensino ...