Mostrar registro simples

dc.creatorMuller, Katia Fabiane
dc.date.accessioned2022-03-31T13:08:15Z
dc.date.available2022-03-31T13:08:15Z
dc.date.issued2021-07-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23995
dc.description.abstractThe scientific literature reveals the promising effects of Dialogic Reading (DL) on the reading comprehension of children with typical and atypical development. Studies also point to the effectiveness of involving primary caregivers as intervention agents in treating children with autism. This study aimed to evaluate the effects of a reading program that employs Dialogic Reading (DL) principles on the reading comprehension of a 3-year-old child with Autism Spectrum Disorder (ASD) and a 4-year-old with typical development. Using a quasi-experimental intra-subject research design, the effects of a DL protocol, employed by the mothers, on the children's responses were evaluated. The study was carried out at the residence of the dyads. Autoscopy was used as a training strategy for caregivers, who learned to use the proposed DL protocol. The results revealed that: (a) caregivers learned to implement the protocol with their children; (b) children with typical development showed an increase in the frequency of correct answers and interaction initiatives; (c) the child with autism became more responsive; and (d) the protocol was positively evaluated by the caregivers. Adaptations to the protocol as well as its limitations are discussed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLeitura dialógicapor
dc.subjectRECALLpor
dc.subjectTEA (Transtorno de Espectro Autista)por
dc.subjectIntervenção domiciliarpor
dc.subjectDialogic readingeng
dc.subjectHome interventioneng
dc.titleIntervenção precoce: programa de leitura para crianças com e sem autismopor
dc.title.alternativeEarly intervention: reading program for children with and without autismeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA literatura científica revela os efeitos promissores da Leitura Dialógica (LD) na compreensão leitora de crianças com desenvolvimento típico e atípico. Estudos apontam, ainda, a efetividade em envolver os cuidadores primários como agentes de intervenção no tratamento de crianças com autismo. O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos de um programa de leitura que emprega os princípios da Leitura Dialógica (LD) na compreensão leitora de uma criança de 3 anos, com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e uma de 4 anos com desenvolvimento típico. Utilizando um delineamento de pesquisa quase-experimental intrassujeitos, foram avaliados os efeitos de um protocolo de LD, empregado pelas mães, nas respostas das crianças. O estudo foi realizado na residência das díades. A autoscopia foi empregada como estratégia formativa das cuidadoras, que aprenderam a utilizar o protocolo de LD proposto. Os resultados revelaram que: (a) as cuidadoras aprenderam a implementar o protocolo com seus filhos; (b) a criança com desenvolvimento típico apresentou aumento na frequência de respostas corretas e espontâneas e iniciativas de interação; (c) a criança com autismo tornou-se mais responsiva; e (d) o protocolo foi positivamente avaliado pelas cuidadoras. Adaptações do protocolo, assim como suas limitações são discutidas.por
dc.contributor.advisor1Schmidt, Carlo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7185372980306847por
dc.contributor.advisor-co1Nunes, Débora Regina de Paula
dc.contributor.referee1Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.referee2Camargo, Síglia Pimentel Höher
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9957722104117706por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International