Navegação Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM) por orientadores "Canfield, Marta de Salles"
Itens para a visualização no momento 1-13 of 13
-
Padrão fundamental de arremessar: diferentes restrições da tarefa
(2015-02-28)As habilidades de manipulação constituem um grupo de habilidades que envolvem a manipulação ou o controle de objetos. Arremessar é uma das Habilidades Motoras Fundamentais mais úteis funcionalmente; é inerente a esportes ... -
Programas infantis e o desenvolvimento da criança: um estudo de caso do programa TV Xuxa
(2006)A televisão desempenha um enorme papel na vida diária das pessoas, particularmente nas vidas das crianças e adolescentes. Os programas infantis são alvos de imitações por crianças telespectadoras. Esta pesquisa procurou ... -
Um olhar sobre o brincar as crianças como protagonistas em uma unidade proinfância do Rio Grande do Sul
(2015-02-28)O presente estudo teve como foco principal conhecer uma unidade de Educação Infantil do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (PROINFÂNCIA) no que ... -
A rotina escolar na educação infantil e sua importância no desenvolvimento da criança
(2015-02-28)A Rotina é uma forma de organização que podemos perceber nas mais diversas formas de organização da sociedade, não sendo diferente no meio educacional. O significado de Rotina Escolar está ligado ao desenvolvimento de ... -
Educação física infantil: professores unidocentes
(2015-02-28)A Educação Física escolar tem sua obrigatoriedade garantida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n. 9394/96 (BRASIL, 1996), no seu artigo 26, § 3, destacando que a disciplina, integrada à Proposta ... -
A influência de aspectos ambientais no desempenho de habilidades motoras fundamentais em crianças de 6 e 7 anos
(2006)O objetivo deste estudo foi verificar se os aspectos ambientais vivenciados na infância por crianças de 1ª série do Ensino Fundamental de três escolas públicas da cidade de Santo Ângelo-RS, influenciam no desempenho de ... -
A relação CEFD/escola a partir das propostas de estágio desenvolvidas nos diferentes currículos
(2005-12-19)Essa pesquisa mostra como se deu o relacionamento entre o CEFD/UFSM e as Escolas estaduais e municipais de Santa Maria, focando os estágios desenvolvidos, a fim de compreender se esse relacionamento teve alguma influência ... -
Relação do saltar e do correr de meninos brancos e negros de 10 a 14 anos de idade não treinados de Santa Maria
(2007-07-13)O objetivo deste estudo foi verificar se os índices do salto em distância e a corrida de 30m apresentam diferenças entre meninos brancos e negros, não treinados de 10 a 14 anos de idade de escolas de Santa Maria. Fizeram ... -
Educação física infantil: percepção da realidade escolar
(2015-02-28)A Educação Física é considerada um elemento importante para a Educação Infantil, pois através dos conteúdos aplicados de forma lúdica e recreativa, possibilita à criança a construção do conhecimento. Neste contexto este ... -
Padrão fundamental do caminhar de crianças de dois anos que usufruíram diferentes vivências e ambientes nos dois primeiros anos de vida
(2006)As estruturas mentais serão construídas pelas crianças, através de suas possibilidades de interação e ação sobre o meio e pela qualidade de solicitação do ambiente (Carvalho e Castro, 2002). O objetivo deste trabalho foi ... -
Estudo de aspectos ambientais no brincar infantil
(2004-12-22)O interesse deste estudo está voltado para a criança, mais especificamente para a compreensão das possíveis relações entre a prática de atividades lúdicas e o ambiente no processo de seu desenvolvimento. O ponto central ... -
A importância das atividades de movimento no desenvolvimento infantil
(2004-12-01)Este trabalho é resultado final do curso de Especialização em Ciência do Movimento Humano, Sub – Área Pedagogia do Movimento Humano, desenvolvido no Centro de Educação Física e Desportos – UFSM, visando conhecer a ... -
A prática da capoeira nos grupos da cidade de Santa Maria - RS: dimensões trabalhadas
(2005-12-22)O presente trabalho situa-se na linha de pesquisa do núcleo de Pedagogia do Movimento Humano, pertencente ao curso de Especialização do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Pesquisa do Movimento Humano, da Universidade ...