Navegação Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM) por orientadores "Henz, Celso Ilgo"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 81
-
Projeto político pedagógico como instrumento da gestão democrática e participativa
(2009-12-15)Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica, voltada para o estudo sobre a gestão educacional numa visão democrática e participativa. Por meio deste estudo procurou-se ressaltar a importância vital da participação ... -
Por uma docência institucionária: professores(as)- formadores(as) dos cursos de licenciatura do Instituto Federal Farroupilha e seus processos auto(trans)formativos
(2019-01-17)Esta tese de Doutorado em Educação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). O objetivo principal da pesquisa foi compreender os processos constitutivos ... -
Gestão escolar e as implicações do FUNDEB
(2011-09-16)O presente estudo pretende realizar uma reflexão sobre as implicações do FUNDEB na Gestão Escolar, no âmbito da aplicação dos recursos, considerando o atual modelo de Gestão Democrática e Participativa presente nas escolas ... -
Relatos autobiográficos de professores em formação para o PROEJA
(2011-10-24)Este trabalho tem como objetivo geral analisar os motivos que levaram os professores em formação no Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos ... -
Gestão democrática: limites, desafios e possibilidades em uma escola do campo do município de Restinga Sêca/RS
(2015-11-28)Este trabalho está baseado em estudos sobre gestão escolar democrática, partindo da realidade de uma escola do campo do município de Restinga Sêca/RS. Assim, essa pesquisa buscou compreender de que forma a gestão escolar ... -
Aprendendo uma cultura de paz na educação infantil: limites, possibilidades e desafios
(2005-08-08)Este estudo busca compreender como os educadores e educandos das classes de Educação Infantil podem aprender uma cultura de paz no ambiente escolar. Aponta-se a Educação para a paz como possibilidade para uma infância e ... -
Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa na EJA: desafios e limites para a gestão escolar
(2013-02-05)De um modo geral, o momento atual no ensino-aprendizagem da língua inglesa (LI) é de grande interesse para a educação. Especificamente no contexto de EJA, o ensino de LI pode contribuir para o desenvolvimento de possibilidades ... -
A autonomia na gestão democrática em uma escola municipal de Três Passos (RS): concepções, entraves e possibilidades
(2012-12-07)A presente pesquisa objetivou compreender a partir de estudos bibliográficos como é possível efetivar a gestão democrática na escola pública e, a partir disso, analisar a gestão escolar em uma escola municipal do município ... -
A sala de aula como comunidade de investigação e a aprendizagem de uma cultura organizacional democrática e participativa
(2012-05-03)Este trabalho apresenta a prática pedagógica como processo no desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da autonomia da criança. Para problematizar a questão me orientei pela fala de Lipman (2001) “toda criança nasce ... -
O gestor escolar frente ao aluno com necessidades educacionais especiais em situação de miserabilidade
(2011-03-02)A miserabilidade é um misto da vulnerabilidade social com a perspectiva econômica, crucial para o entendimento da necessidade educacional especial no contexto aqui apresentado. Esta perspectiva guia o estudo, realizado no ... -
A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática
(2007-02-09)Este trabalho tem como enfoque investigar a identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do Projeto Político Pedagógico em uma gestão democrática. Foram utilizados aportes de pesquisa bibliográfica, ... -
A construção do projeto político pedagógico e suas especificidades para a educação de jovens e adultos
(2015-11-28)A partir da proposta de construção de um Projeto Político Pedagógico para a implementação da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública da região de abrangência da 8ª CRE, o presente trabalho se dispôs a discutir ... -
A construção do projeto político-pedagógico na dimensão democrática
(2009-12-15)Este estudo partiu da necessidade de refletir sobre a construção do projeto político-pedagógico na dimensão democrática. Teve como objetivo conhecer e identificar as principais dificuldades na construção do PPP, na ... -
A narração de si-outro: avaliação da aprendizagem e formação permanente de professoras(es) de matemática
(2013-04-05)Essa pesquisa dissertativa configura-se como um processo de investigação- formação, tendo como objetivo: investigar como que, no decorrer de suas trajetórias formativas, professores de matemática foram significando a ... -
Valores humanos: um desafio a ser desenvolvido na educação básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos - PROEJA
(2011-12-19)Este trabalho trata dos valores humanos como conteúdos necessários a serem mediados no Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Trata-se de uma ... -
(Des)construções e (re)construções na formação permanente de educadores(as): diálogos para a cultura de paz
(2014-06-22)A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa LP1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Mestrado em Educação, do Centro de Educação da Universidade ... -
A formação permanente no tempo-espaço da escola: “olhares” de gestoras coordenadoras pedagógicas
(2014-07-26)A presente dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa I Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apresenta uma ... -
Auto(trans)formação com professoras e professores na perspectiva da educação popular: o papel da escola e da gestão e os desafios do sistema educacional
(2021-09-30)Esta dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Centro de Educação – UFSM. O estudo ... -
Gestão participativa: uma nova perspectiva de educação
(2011-03-01)Esta monografia objetiva apresentar o estudo sobre o processo de gestão participativa e democrática no Centro Social Marista Santa Marta. Este estudo fundamenta-se em ações integradas essenciais, que definem o rumo da ... -
O papel da gestão escolar frente ao problema da indisciplina
(2011-09-16)O presente trabalho monográfico tem como objetivo geral conhecer na prática, as ações do grupo gestor de uma Escola Municipal de Fortaleza da Regional IV, para superação do problema da indisciplina. Os objetivos específicos ...