Navegação Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM) por orientadores "Rech, Andréia Jaqueline Devalle"
Itens para a visualização no momento 1-11 of 11
-
A organização escolar diante da inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação: um estudo de caso
(2017-12-18)A presente pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão de curso em Educação Especial Noturno vinculado ao centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo geral ... -
Mapeamento de artigos publicados na revista Educação Especial: em foco a identificação das altas habilidades/superdotação na Educação Infantil
(2022-12-14)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido durante o Curso de Educação Especial - Noturno, vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Para o desenvolvimento desse TCC foi ... -
A importância do atendimento educacional especializado na escola inclusiva
(2010-10-22)Este trabalho se propõe a mostrar a importância do Atendimento Educacional Especializado realizado em uma Sala de Recursos Multifuncional de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Capão da Canoa, Rio Grande do Sul. ... -
Percepções dos professores de ensino comum acerca dos alunos com altas habilidades/superdotação: a importância de romper estereótipos
(2022-12-06)A inserção de alunos com características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) em escolas comuns torna relevante a realização de estudos que abordem os entraves que as dificuldades para visualizar esse público podem ... -
O crime não compensa: estudo da trajetória de vida de duas personalidades com indicadores de altas habilidades/superdotação
(2017-12-05)Este trabalho de final de curso apresenta uma discussão acerca da temática das Altas Habilidades Superdotação (AH/SD). Objetiva-se promover a conscientização a partir da problematização sobre a importância de identificar, ... -
Identificação de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação no município de Nova Palma - RS
(2008-10-25)O artigo do Curso de Especialização em Educação Especial em Altas Habilidades/Superdotação explicitará o resultado de uma pesquisa, que teve como tema: Identificação de alunos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, ... -
Uma análise das experiências pedagógicas e sociais de um aluno identificado com características de altas habilidades/superdotação
(2008-10-24)Este artigo teve como objetivo geral analisar as vivências pedagógicas, sociais e familiares que marcaram a trajetória de vida de um aluno identificado com características de altas habilidades/superdotação, assim como, as ... -
As influências da família e suas implicações no desenvolvimento do sujeito com altas habilidades/superdotação
(2017-12-05)O presente trabalho buscou discutir as altas habilidades/superdotação (AH/SD) e as influências geneticamente e socialmente nessas características. Ao pensar nesses sujeitos com características de AH/SD, pensamos também em ... -
Prática pedagógica de uma professora do ensino comum frente a alunos com deficiência intelectual: um estudo de caso
(2023-02-10)O presente trabalho é resultado da Conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno, vinculado ao Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Teve como objetivo geral: analisar como ... -
As altas habilidades/superdotação e o vínculo fraterno
(2017-12-18)O presente trabalho aborda a temática das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), investigando o contexto dos vínculos fraternos. Será explanado a respeito da teoria dos Três Anéis de Renzulli (2014), das múltiplas ... -
Ensino-aprendizagem do aluno surdo no ensino fundamental
(2010-11-22)A inclusão escolar a cada dia ganha mais força, novos estudos, novas pesquisas são feitas mostrando que a educação especial é viável e a inclusão escolar uma realidade. O respeito pelas diferenças é o primordial para o ...