dc.creator | Mendes, Sebastião Jorge Agostinho | |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T15:18:18Z | |
dc.date.available | 2022-04-04T15:18:18Z | |
dc.date.issued | 2022-01-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24016 | |
dc.description.abstract | The general objective of this dissertation is to discover how Farmer Field Schools are
implemented in the central and northern regions of Angola, as well as to reveal
extensionists' perception of this approach regarding its advantages and limitations. As
specific objectives, we sought to describe the origin, definition and foundations of Rural
Extension; to identify the different transformations in public rural extension services
throughout Angola's history and their relation to the political and social context; to
analyze the implementation of Field Schools in the context of the MOSAP II project -
Angola: its potentials and limits from point of view the rural extensionists working within
the project. The construction and conduction of this study involved these three
methodological processes: bibliographic research, carried out in books, periodicals and
documents available on the internet; survey and semi-structured questionnaire submitted
to the extension agents in Angola. The findings allowed us to identify that the introduction
of Rural Extension services occurred in Angola in the 1960s and 1970s through a
cooperation between the Brazilian government, the Portuguese government and the
Department of African Studies of the Institute for Economic Research of Munich (IFFO).
The first services were adapted from the now defunct Associação de Crédito e Assistência
Rural do Estado de Santa Catarina (ACARESC) in the state of Santa Catarina (Brazil).
ACARESC used a methodological approach based on diffusionism. With the criticism to
this intervention model, Angola tried to adopt approaches based on the participation of
the different local agents in the intervention processes in the rural environment, with the
introduction of Farmer Field Schools, from 2005 on, as the main approach of extensionist
action. The first moment of the field research sought to identify the extensionists' profile.
The second moment allowed to understand how extensionist action occurs in practice,
through their work in the Field Schools conducted by the MOSAP project in these three
provinces of Angola - Malanje, Huambo and Bié. We conclude that although the Field
School approach is promising for the Angolan context, it has some limitations linked to
the political, economic, social, cultural and historical conditions of Angola. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Extensão rural | por |
dc.subject | Enfoques da extensão rural | por |
dc.subject | Escolas do campo para agricultores | por |
dc.subject | Rural extension | eng |
dc.subject | Rural extension approaches | eng |
dc.subject | Farmer field schools | eng |
dc.title | Extensão rural pública em Angola: do modelo colonial à implementação das escolas de campo para agricultores | por |
dc.title.alternative | Public rural extension in Angola: from the colonial model to the implementation of farmer field schools | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objetivo geral descobrir como se dá a implementação das
Escolas de Campo para Agricultores nas regiões centro e norte de Angola, bem como
revelar a percepção dos extensionistas sobre esta abordagem quanto às suas vantagens e
limitações. Como objetivos específicos, buscou-se descrever a origem, definição e
fundamentos da Extensão Rural; identificar as diferentes transformações verificadas nos
serviços de extensão rural públicos ao longo da história de Angola e a sua relação com o
contexto político e social; analisar a aplicação das Escolas de Campo no contexto do
projeto MOSAP II – Angola: suas potencialidades e limites do ponto de vista dos
extensionistas rurais que atuam dentro do projeto. A construção e condução deste estudo
envolveram estes três processos metodológicos: pesquisa bibliográfica, realizada em
livros, periódicos e documentos disponíveis na internet; levantamento e questionário
semiestruturado submetido aos agentes de extensão de Angola. Os achados nos
permitiram identificar que a introdução dos serviços de Extensão Rural ocorreu em
Angola nos anos de 1960 a 1970, por intermédio de uma cooperação entre o governo
brasileiro, o governo português e o Departamento de Estudos Africanos do Instituto para
a Pesquisa Econômica de Munique (IFFO). Os primeiros serviços foram adaptados da
extinta Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina
(ACARESC), do estado de Santa Catarina (Brasil). A ACARESC utilizava uma
abordagem metodológica apoiada no difusionismo. Com as críticas a esse modelo de
intervenção, Angola buscou adotar abordagens amparadas na participação dos distintos
agentes locais nos processos de intervenção no meio rural, com a introdução das Escolas
de Campo para Agricultores, a partir de 2005, como a principal abordagem da ação
extensionista. O primeiro momento da pesquisa de campo procurou identificar o perfil
dos extensionistas. O segundo momento permitiu compreender como a ação extensionista
ocorre na prática, por meio da sua atuação dentro das Escolas de Campo, conduzidas pelo
projeto MOSAP nestas três províncias de Angola– Malanje, Huambo e Bié. Conclui-se
que apesar da abordagem de Escola de Campo se mostrar promissora para o contexto
angolano, ela apresenta algumas limitações ligadas às condições políticas, econômicas,
sociais, culturais, históricas de Angola. | por |
dc.contributor.advisor1 | Neumann, Pedro Selvino | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0786069109358002 | por |
dc.contributor.referee1 | Diesel, Vivien | |
dc.contributor.referee2 | Balem, Tatiana Aparecida | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6441396201834380 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Extensão Rural e Desenvolvimento | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |