Extensão universitária em contextos emergentes da educação superior: um estudo de casos comparados entre Brasil (UFSM) e Argentina (UNC)
View/ Open
Date
2022-02-03Primeiro coorientador
Lunardi, Elisiane Machado
Primeiro membro da banca
Morosini, Marília Costa
Segundo membro da banca
Deus, Sandra de
Terceiro membro da banca
Miranda, Estela Maria
Quarto membro da banca
Possa, Leandra Boher
Metadata
Show full item recordAbstract
A extensão universitária constitui-se em uma dimensão fundamental da Educação Superior, a qual promove a relação da universidade com a sociedade, tendo em vista uma formação integral e cidadã. Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito dos estudos do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional (GESTAR/CNPq), junto ao curso de Doutorado em Educação, na linha “Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces” do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Objetivou-se compreender as configurações da extensão universitária, no Brasil (UFSM) e na Argentina (UNC) em contextos emergentes da Educação Superior. Por objetivos específicos priorizou-se: Contextualizar os aspectos históricos, educacionais e políticos da extensão universitária no Brasil e Argentina; Caracterizar aspectos inter-relacionados ao contexto da prática nos processos de gestão e políticas de extensão na UFSM e UNC; Reconhecer e analisar elementos e agentes socioeducacionais relacionados à extensão universitária no Brasil e Argentina, em contextos emergentes na educação superior a partir de um dispositivo analítico próprio. Metodologicamente a pesquisa constituiu-se em um estudo de casos comparados, da Universidade Nacional de Córdoba (UNC) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), fundamentada na abordagem qualitativa (BARTLETT; VAVRUS, 2016), utilizando-se a revisão bibliográfica, a análise documental, entrevistas com gestores institucionais de ambas as Universidades e a observação de eventos internacionais, nacionais e locais de extensão universitária. Para tratamento dos dados, além da perspectiva comparada, é proposto um dispositivo de análise de contextos emergentes na área da educação com base teórica em BOURDIEU (1983). Portanto, defende-se a tese de que a extensão universitária renova-se, constantemente, tendo em vista os contextos emergentes que podem ser identificados através do dispositivo de análise nas instituições universitárias analisadas; desde a Reforma de Córdoba (1918) até o presente, a partir de rupturas epistemológicas e da estrutura curricular, a qual, atualmente, vem promovendo a rearticulação de políticas curriculares, de gestão e de práticas pedagógicas nas instituições de Educação Superior, tanto no Brasil, quanto na Argentina, além disso, relaciona-se à mudanças paradigmáticas focadas em um modelo de universidade democrática e plural. Portanto, a extensão universitária nunca foi e não é um elo fraco do “tripé universitário”, já que mobilizou todas as reformas universitárias ocorridas na América Latina, tendo potencial para a consolidação acadêmica e social nas Instituições de Educação Superior no Brasil e Argentina.
Collections
The following license files are associated with this item: