Saberes mobilizados e construídos no contexto do estágio supervisionado de ensino do curso de formação de professores para a educação profissional
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Data
2022-01-11Primeiro membro da banca
Costa, Elisangela Andre da Silva
Segundo membro da banca
Maraschin, Mariglei Severo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa1 foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado em Educação, inserido na Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para atender a demanda gerada pela expansão da Rede Federal de Educação Profissional quanto à formação de profissionais capacitados para atuar nesta modalidade de educação, foi desenvolvida uma proposta articulada entre os Centros de Ensino da Universidade Federal de Santa Maria. Esta proposta é o Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional dentro do Programa Especial de Graduação (PEG). A criação deste curso decorre da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), que em seu Artigo art. nº 63, inciso II, determina que a formação de professores, poderá ocorrer em ―programas de formação pedagógica‖ para portadores de diplomas de educação superior que queiram se dedicar à educação básica. O estudo aqui proposto teve como objetivo analisar quais os limites e possibilidade do Estágio Supervisionado de Ensino (ESE) II e III do Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional (FPEP) para a construção dos saberes docentes dos estudantes-estagiários. Assim, os objetivos específicos foram: Investigar como o estudante/estagiário relaciona saberes do conteúdo da matéria de ensino e os saberes pedagógicos em seu planejamento didático. Verificar quais os saberes docentes os estudantes-estagiários do Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional mobilizam para planejar sua prática escolar no Estágio Supervisionado de Ensino III. Analisar, através das experiências práticas obtidas durante o Estágio Supervisionado de Ensino, como o estudante-estagiário constrói alternativas aos desafios e possibilidades da sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada no paradigma sócio-crítico, desenvolvida a partir da Pesquisa-Ação. Utiliza-se como fonte de dados à pesquisa bibliográfica e o diário de campo. Os sujeitos participantes da pesquisa foram estudantes/estagiários e a equipe pedagógica que atua no Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional. Como estratégia de intervenção na prática, utiliza-se encontros coletivos para a discussão com os sujeitos participantes, buscando fomentar a relação entre teoria e prática. Nesta perspectiva, o estudo apresenta em sua base teórica Bolzan (2013), García (2009), Imbernón (2012), Nóvoa (1997, 2019), Pimenta (2002), Schön (2000), Tardif (2002), entre outros. Por fim, os resultados demonstraram os desafios relacionados à formação de educadores para a Educação Profissional, pois, é necessária a realização da articulação de saberes da formação anterior aos pedagógicos. Por vezes, os relatórios e os planejamentos analisados demonstraram fragilidades quanto à compreensão e articulação de saberes docentes dos estudantes-estagiários, evidenciando a necessidade de repensar a formação ofertada com vistas a sua potencialização.
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