Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKegler, Jaqueline Quincozes da Silva
dc.creatorMoura, Bibiana Moreira
dc.date.accessioned2022-04-25T17:51:57Z
dc.date.available2022-04-25T17:51:57Z
dc.date.issued2021-02-11
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24194
dc.description.abstractThis work has as its theme the legitimation of institutions through communication. Its thematic is delimited by university communication in a mediatized and political scenario, enhanced by the Covid-19 pandemic, which stresses its social legitimacy. The general objective is to analyze how the Federal University of Santa Maria organize its communication and provide its visibility and legitimation, through the portal www.ufsm.br/coronavirus . It is an exploratory investigation, which adds originality to the research and qualifies an area of communication at an integrated pace, between academia and the market. A qualitative approach method and bibliographic and documentary research techniques are used. The corpus consists of materialities that represent actions of institutional communication at UFSM, identified from the aforementioned portal, carried out between March and December 2020. The main concepts of this research are: a) mediatization, having as main references Hjarvard (2012), Sodré (2002), Barichello (2014) and Fausto Neto (2008); b) legitimation, dealt with Berger and Luckmann (1985) and Barichello (2001, 2004) and c) Public Relations, especially strategic communication, addressed by Bueno (2009) and Kunsch (2003). After investigating how actions developed by UFSM communication in the year 2020, it was found, as final considerations, that there was an agile and strategic action by the area to organize the www.ufsm.br/coronavirus portal and constantly update it. Thus, it was concluded that, in the pandemic, the communication adopted by UFSM provided continuous visibility for the actions developed by the Institution, integrating the sectors in an ecosystem, making it possible to legitimize the University as an agent of public interest.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLegitimaçãopor
dc.subjectEstratégias comunicacionaispor
dc.subjectRelações públicaspor
dc.subjectUFSMpor
dc.subjectCovid-19por
dc.subjectLegitimationeng
dc.subjectCommunication strategieseng
dc.subjectPublic relationseng
dc.titleA legitimação da UFSM diante da pandemia da Covid-19: análise da comunicação institucional da universidade a partir do portal www.ufsm.br/coronaviruspor
dc.title.alternativeUFSM's legitimization process in the face of the Covid-19 pandemic: analysis of the university's institutional communication from the www.ufsm.br/coronavirus portaleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social - Relações Públicaspor
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema a legitimação das instituições através da comunicação. A temática delimita-se pela comunicação das universidades em um cenário midiatizado e político, potencializado pela pandemia de Covid-19, que tensiona sua legitimidade social. O objetivo geral é analisar como a Universidade Federal de Santa Maria organizou sua comunicação e proporcionou visibilidade e legitimação a si própria, através do portal www.ufsm.br/coronavirus . Trata-se de uma investigação exploratória, o que agrega originalidade à pesquisa e qualifica a área de comunicação em ritmo integrado, entre academia e mercado. Utiliza-se método de abordagem qualitativo e técnicas de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. O corpus é constituído por materialidades que representam ações de comunicação institucional da UFSM, identificadas a partir do portal supracitado, realizadas entre março e dezembro de 2020. São conceitos centrais desta pesquisa: a) midiatização, tendo como principais referências Hjarvard (2012), Sodré (2002), Barichello (2014) e Fausto Neto (2008); b) legitimação, tratada a partir de Berger e Luckmann (1985) e Barichello (2001, 2004) e c) Relações Públicas, especialmente comunicação estratégica, abordadas por Bueno (2009) e Kunsch (2003). Após investigar as ações desenvolvidas pela comunicação da UFSM no ano de 2020, constatou-se, como considerações finais, ter havido uma atuação ágil e estratégica da área para organizar o portal www.ufsm.br/coronavirus e atualizá-lo constantemente. Assim, concluiu-se que, na pandemia, a comunicação adotada pela UFSM proporcionou visibilidade contínua para as ações elaboradas pela Instituição, integrando os setores em um ecossistema, possibilitando legitimar a Universidade como agente de interesse público.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto