Influenciadores digitais como estratégia de comunicação em relações públicas: o caso da TBMAKE no Instagram
Resumo
Este trabalho aborda a temática dos influenciadores digitais como estratégia de comunicação em relações públicas, e busca responder a seguinte problemática: de que forma os influenciadores digitais podem ser utilizados pelas marcas como estratégia de comunicação na atuação das relações públicas? Para responder ao questionamento, foi feita uma pesquisa bibliográfica acerca da história das relações públicas, sua inserção no ambiente digital e as estratégias de relações públicas nas organizações. Também foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental a respeito dos influenciadores digitais, conceituando-os e observando-os através da perspectiva do consumo, além de entendê-los como estratégia de comunicação. Ainda, como método de pesquisa, foi realizado um estudo de caso sobre a marca TBMAKE na rede social Instagram, onde, por meio da análise de conteúdo de postagens e comentários, foram elencadas e analisadas cinco categorias: desenvolvimento de produtos com influenciadores; influenciadores digitais e participação em eventos; relacionamento com o público nas mídias digitais; comunicação institucional de marca; gerenciamento de crise no ambiente digital. Como resultado do trabalho, apreendemos o papel importante das estratégias de comunicação e de relações públicas na utilização dos influenciadores digitais dentro das organizações, permitindo a reflexão sobre os benefícios trazidos para as organizações através da realização de parcerias com influenciadores.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: