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dc.contributor.advisorMarques, Camila da Silva
dc.creatorAmaraim, Marina Kipper
dc.date.accessioned2022-04-28T18:54:32Z
dc.date.available2022-04-28T18:54:32Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24219
dc.description.abstractThis work addresses the theme of digital influencers as a communication strategy in public relations, and seeks to answer the following problem: how can digital influencers be used by brands as a communication strategy in the performance of public relations? To answer the question, a bibliographic research was made about the history of public relations, its insertion in the digital environment and public relations strategies in organizations. A bibliographical and documentary research was also carried out regarding digital influencers, conceptualizing and observing them from the perspective of consumption, in addition to understanding them as a communication strategy. Also, as a research method, a case study was carried out on the TBMAKE brand on the social network Instagram, where, through content analysis of posts and comments, five categories were listed and analyzed: product development with influencers; digital influencers and participation in events; relationship with the public in digital media; institutional brand communication; crisis management in the digital environment. As a result of the work, we learned the important role of communication and public relations strategies in the use of digital influencers within organizations, allowing reflection on the benefits brought to organizations through the realization of partnerships with influencers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectInfluenciadores digitaispor
dc.subjectRelações públicaspor
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopor
dc.subjectRelacionamentopor
dc.subjectDigital influencerseng
dc.subjectPublic relationseng
dc.subjectCommunication strategyeng
dc.subjectRelationshipeng
dc.titleInfluenciadores digitais como estratégia de comunicação em relações públicas: o caso da TBMAKE no Instagrampor
dc.title.alternativeDigital influencers as a communication strategy in public relations: the case of TBMAKE in Instagrameng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Relações Públicaspor
dc.description.resumoEste trabalho aborda a temática dos influenciadores digitais como estratégia de comunicação em relações públicas, e busca responder a seguinte problemática: de que forma os influenciadores digitais podem ser utilizados pelas marcas como estratégia de comunicação na atuação das relações públicas? Para responder ao questionamento, foi feita uma pesquisa bibliográfica acerca da história das relações públicas, sua inserção no ambiente digital e as estratégias de relações públicas nas organizações. Também foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental a respeito dos influenciadores digitais, conceituando-os e observando-os através da perspectiva do consumo, além de entendê-los como estratégia de comunicação. Ainda, como método de pesquisa, foi realizado um estudo de caso sobre a marca TBMAKE na rede social Instagram, onde, por meio da análise de conteúdo de postagens e comentários, foram elencadas e analisadas cinco categorias: desenvolvimento de produtos com influenciadores; influenciadores digitais e participação em eventos; relacionamento com o público nas mídias digitais; comunicação institucional de marca; gerenciamento de crise no ambiente digital. Como resultado do trabalho, apreendemos o papel importante das estratégias de comunicação e de relações públicas na utilização dos influenciadores digitais dentro das organizações, permitindo a reflexão sobre os benefícios trazidos para as organizações através da realização de parcerias com influenciadores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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