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dc.contributor.advisorSilveira, Sidnei Renato
dc.creatorMachado, Adriana Camargo Saldanha
dc.date.accessioned2022-05-02T22:46:08Z
dc.date.available2022-05-02T22:46:08Z
dc.date.issued2020-01-07
dc.date.submitted2020-12-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24241
dc.description.abstractThis paper presents a case study involving students from the first year of elementary school, which was conducted in a public school, aimed at stimulating the process of literacy through Digital Technologies of Information and Communication. The case study used digital educational games available on the Elefante Letrado Platform, to motivate the reading and writing process, through a diversified routine, using the institution's available resources, in addition to family monitoring through remote classes. It is important to note that the actions and didactic choices of this case study in favor of the literacy process and the encouragement of reading, are closely linked with the need for students and families to be stimulated to learn in order to use technologies properly and for educational purposes, in order to appropriate language as a system and as a social instrument. As the main results obtained with the present case study, we can highlight the taste for using technologies to build knowledge and stimulate the literacy process, as well as the pleasure of listening and telling stories in a way, through a Digital Reading Platform for students. Early Years.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectTecnologias digitais da informação e da comunicaçãopor
dc.subjectPlataforma Elefante Letradopor
dc.titleEstimulando a alfabetização por meio de tecnologias digitais da informação e da comunicação: um estudo de caso em uma escola pública estadual de Palmeira das Missões – RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPolo da UAB de Palmeira das Missões/RSpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Computação EaD - UAB/UFSMpor
dc.description.resumoEste artigo apresenta um estudo de caso envolvendo alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, que foi realizado em uma escola pública, destinado a estimular o processo de alfabetização por meio de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. O estudo de caso empregou jogos educacionais digitais disponíveis na Plataforma Elefante Letrado, para motivar o processo de leitura e escrita, por meio de uma rotina diversificada, com a utilização dos recursos disponíveis da instituição, além do acompanhamento familiar por meio de aulas remotas. É importante salientar que as ações e escolhas didáticas deste estudo de caso em prol do processo de alfabetização e o estimulo à leitura, estão intimamente ligados com a necessidade dos educandos e famílias serem estimulados a aprender de forma a utilizar as tecnologias adequadamente e com propósito educacional, a fim de se apropriarem da linguagem enquanto sistema e enquanto instrumento social. Como principais resultados obtidos, podemos destacar o gosto por utilizar as tecnologias para construir conhecimento e estimular o processo de alfabetização, assim como o prazer de ouvir e contar histórias de forma lúdica, por meio de uma Plataforma Digital de Leitura para os Anos Iniciais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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