dc.contributor.advisor | Siluk, Ana Cláudia Pavão | |
dc.creator | Kanofre, Darléia Machado Ziegler | |
dc.date.accessioned | 2016-11-24T13:12:08Z | |
dc.date.available | 2016-11-24T13:12:08Z | |
dc.date.issued | 2009-11-28 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2431 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, Brasil, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This article reflects on the use of ICT Information Technologies and Communication as
allies in the process of inclusion of pupils with special educational needs. The research is characterized as descriptive, the case study. The subjects were
ten teachers from a State School in Santa Maria, and the questionnaire was the research
instrument used. The data were analyzed qualitatively and indicate the result that teachers recognize the potential offered by ICTs and their contribution to the learning of students with disabilities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.title | As TIC e a inclusão: o desafio do professor | por |
dc.title.alternative | ICT and inclusion – the challenge of teacher | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo traz uma reflexão sobre o uso das TICs – Tecnologias da Informação
e da Comunicação – como aliadas no processo de inclusão de alunos com necessidades
educacionais especiais. A pesquisa se caracteriza como descritiva, do tipo estudo de
caso. Os sujeitos foram dez professores de uma Escola Estadual de Santa MariaRS,
e o
questionário foi o instrumento de pesquisa utilizado. Os dados obtidos foram analisados
de forma qualitativa e apontam como resultado que os professores reconhecem as
potencialidades oferecidas pelas TICs e sua contribuição na aprendizagem dos alunos
com deficiência. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |