Desafios e estratégias de ensino do reino fungi na educação básica: contribuições de recursos didáticos
View/ Open
Date
2022-02-18Primeiro membro da banca
Dorow, Thais Scott Do Canto
Segundo membro da banca
Nicolleti, Elenize Rangel
Terceiro membro da banca
Lacerda, Caroline Côrtes
Quarto membro da banca
Mariani, Vanessa De Cássia Pistóia
Metadata
Show full item recordAbstract
A área de Ciências em geral, e a Biologia em particular, são de grande relevância para o aprimoramento dos conhecimentos e articulação com as vivências e experiências envolvendo o meio ambiente, o desenvolvimento humano, transformações tecnológicas entre outras temáticas. Como temática de estudo escolhemos o Reino Fungi, na oportunidade de analisar o panorama de ensino desse Reino na educação básica e elaborar, aplicar e analisar uma sequência didática diversificada e contextualizada para auxiliar os professores em sua prática docente. Na minha prática docente percebo como os alunos apresentam dificuldades no reconhecimento, caracterização e importâncias relacionadas aos fungos. Para isso, conhecer a organização dos conteúdos nos Livros Didáticos (LD) e planos de aula do Portal do Professor (PP) oportuniza aos educadores recursos para utilização na sala de aula. Três abordagens sobre o Reino Fungi nos planos de aula do PP e em LD de Ciências do sétimo ano do Ensino Fundamental além das orientações de trabalho desse assunto segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram analisadas. As memórias dos estudantes de Ensino Médio, trazidas do Ensino Fundamental foram investigadas por meio da utilização do recurso digital nuvens de palavras e os efeitos de uma sequência didática planejada de acordo com os Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV e ANGOTTI, 1990) como estratégia de ensino do conteúdo Reino Fungi. A análise comparativa do que está disponível nos LD e nos planos de aulas com o que se apresenta na BNCC mostra uma diminuição das abordagens do Reino Fungi limitando-os apenas as cadeias alimentares estudadas no quarto ano do Ensino Fundamental. É importante incluir as tecnologias digitais em contextos educativos, pois permitem uma maior diversidade e integração de atividades, incluindo resgate de memórias, aulas expositivas dialogadas e aulas práticas mais contextualizadas. A discussão usando resultados de nuvens de palavras trouxe para a sala de aula um ambiente mais ativo, comunicativo, com maior mobilização dos alunos para a realização de tarefas e melhor disposição para discussão e trocas de informações. O trabalho do professor está em constante avaliação e atualização. A busca e o uso de novos recursos e metodologias proporcionam maior motivação para a aprendizagem dos alunos. O percurso pela análise do ensino do Reino Fungi ainda precisa ser explorado. As contribuições dessa tese abrem caminhos para novas pesquisas e discussões.
The following license files are associated with this item: