Políticas públicas e gestão educacional: distorção idade/ano na rede pública de educação no município de Santa Maria/RS
Fecha
2022-02-23Primeiro membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Segundo membro da banca
Santos, Eliane Aparecida Galvão dos
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa de Mestrado Profissional advém do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas
e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Tem por objetivo geral compreender
as Políticas Públicas relacionadas à distorção idade/ano, bem como suas implicações na correção do
fluxo escolar no ensino fundamental na rede municipal de educação Santa Maria/RS. Definiu-se os
seguintes objetivos específicos: levantar os índices de distorção idade/ano e indicadores de rendimento
escolar a nível nacional e municipal; identificar os fatores que contribuem para a ocorrência da distorção
idade/ano no ensino fundamental; verificar quais são as políticas públicas propostas ou adotadas pelo
município de Santa Maria a fim de diminuir os índices de distorção idade/ano; elaborar um e-book
ilustrativo e explicativo sobre os dados obtidos na pesquisa e divulgá-lo na Rede. Está fundamentado
numa pesquisa de abordagem qualitativa (Minayo 2010 e Flick 2013), do tipo estudo de caso Yin (2011),
realizada na rede pública municipal de educação de Santa Maria/RS. Os sujeitos da pesquisa foram os
gestores da secretaria municipal de educação e também os gestores das escolas municipais. Como
técnicas de pesquisa, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e questionários on-line. A análise
dos dados deu-se a partir de três categorias e suas subcategorias: Políticas Públicas – Preventivas,
Reparadoras, Ações Intersetoriais; Fatores – Intraescolares, Extraescolares, Coronavírus e a
Educação; Trajetória escolar – Conceito de Sucesso Escolar, Não Aprendizagem, Avaliação. Assim, os
índices de distorção idade/ano vem diminuindo cerca de um ponto percentual desde o ano de 2006 nas
escolas públicas brasileiras. Aponta-se que a distorção idade/ano no Ensino Fundamental é um tema
complexo, e estão relacionados às políticas públicas, cultura familiar, questões de vulnerabilidade
social ou situações pessoais mais específicas. No município de Santa Maria, a política pública Conexão
de Saberes destaca-se por estar ligada diretamente à estratégia de correção de fluxo escolar, a partir
de duas iniciativas: uma preventiva e outra reparadora. Por se tratar de uma pesquisa vinculada ao
Mestrado Profissional, o produto educacional é um e-book sobre o tema distorção idade/ano e correção
de fluxo escolar no município de Santa Maria. Conclui-se que o assunto pesquisado ainda abre
possibilidades para o desenvolvimento de outras investigações em maior profundidade ou
especificidade, como por exemplo, a oitiva de alunos e/ou familiares que estão em distorção idade/ano,
suas concepções de educação, planejamentos de vida, entre outros. Espera-se que esta pesquisa
possa contribuir com a superação dos números de alunos em distorção idade/ano no ensino
fundamental do município de Santa Maria/RS, permitindo qualificar e otimizar o ensino interferindo
inclusive no melhor aproveitamento dos recursos públicos investidos em educação.
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