Formação continuada de professores da educação infantil do município de Santa Maria/RS: conquistas e impasses na implementação das políticas públicas
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Date
2022-02-24Primeiro membro da banca
Albuquerque, Simone Santos
Segundo membro da banca
Salva, Sueli
Terceiro membro da banca
Cancian, Viviane Ache
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Este estudo teve como objetivo investigar como o município de Santa Maria/RS vem
articulando as políticas públicas de formação continuada dos professores da
Educação Infantil, nos últimos três anos (2019-2021). Assim, identificou-se as
conquistas e os impasses na implementação da política pública municipal Conexões
de Saberes (2019) que surgiu a partir dos altos índices de distorção idade-ano e
evasão escolar do município. Dentro desta, política maior, organizou-se outros
projetos para os diferentes segmentos da educação, sendo o projeto Municipal de
Letramento e Alfabetização (PROMLA, 2019) para os professores da pré-escola e
anos iniciais, tendo como finalidade a qualificação dos professores em suas práticas
alfabetizadoras, algo que nos despertou interesse pela inserção da Educação Infantil,
levando em consideração que esta etapa não tem como objetivo alfabetizar, muito
menos, preparar para o Ensino Fundamental. Esse percurso formativo (PROMLA,
2019), gerou descontentamento e desconforto por parte dos professores de Educação
Infantil, pelo fato de separar as formações ofertadas à creche e a pré-escola. Durante
o percurso da pesquisa, diversas questões problematizadoras surgiram, tornando
necessário realizar um estudo sobre o processo histórico da consolidação da
Educação Infantil no Brasil como um espaço de lutas e direitos, das políticas públicas
de formação continuada em Nível Nacional, bem como, um apanhado das
Legislações, normativas e documentos oficiais que regulamentam, normatizam e
orientam o trabalho nesta etapa. Como aporte teórico para a realização da pesquisa,
nos ancoramos em Kulhmann (2003), Rosemberg (2002), Oliveira-formosinho (2016),
Faria (1999), Nunes; Kramer (2007;2009), Oliveira (2010), Baptista (2010), como
também, outras obras e documentos pertinentes às temáticas abordadas. Neste
sentido, a abordagem da pesquisa é qualitativa, do tipo Estudo de Caso. Utilizamos
como instrumentos para a construção dos dados a entrevista semiestruturada com a
equipe da SMED/SM e o questionário online com as professoras da rede. Para
analisar os dados construídos utilizamos a abordagem da Análise de Conteúdo de
Bardin (1997). Contudo, a pesquisa apontou as tensões das formações do PROMLA
(2019) por não contemplar aspectos específicos do campo das infâncias e por reforçar
discursos e práticas de pré-alfabetização na pré-escola. Ao mesmo tempo, a pesquisa
mapeou as modificações nas formações dos anos seguintes (2020 e 2021), a fim de,
promover o desenvolvimento docente, reflexões sobre as práticas com as crianças,
reconhecendo as especificidades da educação infantil. Como produto final,
contextualizamos a pesquisa num documento com sugestões a serem consideradas
na formulação dos projetos de formação continuada específicos para os docentes da
educação infantil, a fim de, tornar-se uma ferramenta e contribuir com a rede municipal
de ensino de Santa Maria/RS.
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