Guia (in) formativo para profissionais da educação: desdobramentos à gestão da Secretaria de Educação do município de Santa Maria
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Date
2022-02-15Primeiro membro da banca
Kehler, Gabriel dos Santos
Segundo membro da banca
Lunardi, Elisiane Machado
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Esta pesquisa de Mestrado Profissional insere-se na Linha de Pesquisa de Políticas de Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da UFSM, e se refere a elaboração de um Guia (In)Formativo para os profissionais da Educação que atuam na gestão da Secretaria de Educação do Município de Santa Maria/RS. Assim, tem-se como problemática a seguinte indagação: Como é possível re/pensar processos formativos de profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria, de modo a produzir um guia (in) formativo que dialogue com as demandas da gestão municipal? Como objetivo geral: Produzir um guia (in) formativo para profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria, considerando processos de formação e de gestão da educação municipal. Da mesma forma que ocorre com profissionais da educação nas escolas, que os que estão em função de gestão na secretaria municipal possam construir momentos de estudos, de aperfeiçoamento e de formação em suas áreas de atuação. A pesquisa configura-se como aplicada e implicada, porque tem como processo inicial a realidade empírica do dia a dia, ou seja, desenvolvida e colocada em prática no ambiente de trabalho, tendo como perspectiva de análise a Análise de Conteúdo (AC) de Laurence Bardin. Os encaminhamentos da pesquisa e elaboração do produto, foram produzidos mediante questionários respondidos por profissionais da Secretaria Municipal de Educação, ou seja, para profissionais como motoristas, agentes administrativos, professores, recepcionista, etc., todos os que compõe o quadro de pessoal da SMEd. Foram encaminhados um total de 88 questionários e foram respondidos 35. Assim, conclui-se que, os/as profissionais que na SMEd atuam, abordam ser necessários os momentos de formações para qualificação dos processos de trabalho, bem como, alguns desconhecem as demandas dos demais setores, sendo que todos os processos, de alguma forma estão interligados um ao outro. Após a análise que foi possível ser feita com a devolutiva dos questionários, foi elaborado um Guia (In)Formativo, o qual, em um primeiro momento, fora enviado de modo digital à SMEd, através dos e-mails da Assessoria e das Superintendências. Neste Guia, inicialmente foi exposto a forma como a SMEd é dividida e quais são as demandas que cada setor tem como responsabilidade, para que assim seja visível o papel e processos de cada setor. Ainda, é que a partir desse Guia (IN)Formativo, possam ser planejadas formações específicas para os setores, como forma de qualificação dos processos e também de possíveis padronizações dos mesmos, que independente de alterações de governos, se tenha continuidade de alguns processos.
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