Mostrar registro simples

dc.creatorRuwer, Sheila Andreia
dc.date.accessioned2022-06-07T19:59:47Z
dc.date.available2022-06-07T19:59:47Z
dc.date.issued2022-02-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24655
dc.description.abstractThe present work presents a reflection on the formation of indigenous teachers, considering a policy movement for indigenous school education. The problem is: how is it possible to configure a curriculum guideline for training indigenous teachers, recognizing cultural plurality, in the context of public policies for training indigenous teachers in the state of Rio Grande do Sul. From the discussion of a theoretical artifact about interculturality and its imbrications with indigenous school education, the interrelationships between the training of indigenous teachers and teaching practices in the context of indigenous schools and their possible weaknesses and potential are discussed. Therefore, the theoretical-methodological assumptions are based on a research with a qualitative, autobiographical approach and a research-education dimension. Through the analysis of narrative interviews with indigenous teachers of the Kaingang and Guarani ethnicities, from the city of Santa Maria, having as central themes: interculturality, curricular production, indigenous school and teacher training, it was possible to establish some guidelines to guide educational policies for training initial and continuous training of indigenous teachers in the state of Rio Grande do Sul. The guidelines permeate three structuring axes that are interconnected: Territories, Resistances and Recognition, with the intention of reverberating in a training discourse in recognition of diversity based on citizen training and interculturality, being associated with projects and curricula for maintaining and strengthening the identity of indigenous peoples.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectCultura indígenapor
dc.subjectFormação inicial e continuada de professores indígenaspor
dc.subjectProdução curricularpor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectEducational policyeng
dc.subjectIndigenous cultureeng
dc.subjectInitial and continuing training of indigenous teacherseng
dc.subjectCurricular productioneng
dc.subjectInterculturalityeng
dc.titleMovimento intercultural curricular para políticas de formação de professores em contexto indígena: territórios, resistências e reconhecimentopor
dc.title.alternativeIntercultural curricular movement for teacher education policies in an ind igenous context: territories, resistance and recognitioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da formação de professores indígenas, considerando um movimento de políticas para a educação escolar indígena. Tem-se como problemática: como é possível configurar uma diretriz curricular de formação de professores indígenas, reconhecendo a pluralidade cultural, no contexto das políticas públicas de formação de professores indígenas no estado do Rio Grande do Sul. A partir da discussão de um artefato teórico acerca da interculturalidade e seus imbricamentos com a educação escolar indígena, problematiza-se as inter-relações da formação dos professores indígenas com as práticas docentes no contexto da escola indígena e suas possíveis fragilidades e potencialidades. Para tanto, os pressupostos teórico-metodológicos pautam-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, autobiográfica e de dimensão da pesquisa-formação. Através da análise das entrevistas narrativas com professores indígenas das etnias kaingang e guarani, da cidade de Santa Maria, tendo como temas centrais: interculturalidade, produção curricular, escola indígena e formação dos professores, foi possível estabelecer algumas diretrizes para balizar as políticas educativas de formação inicial e continuada de professores indígenas no estado do Rio Grande do Sul. As diretrizes permeiam três eixos estruturantes que se interligam: Territórios, Resistências e Reconhecimento, com a intenção de repercutir num discurso de formação em reconhecimento da diversidade pautado formação cidadã e na interculturalidade, estando associado aos projetos e currículos de manutenção e fortalecimento da identidade dos povos indígenas.por
dc.contributor.advisor1Costa, Joacir Marques da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4415592608164551por
dc.contributor.referee1Jesus, Suzana Cavalheiro de
dc.contributor.referee2Kehler, Gabriel dos Santos
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5846973383350903por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International