A educação do campo em Caçapava do Sul: experiências que se produzem na historicidade
Visualizar/ Abrir
Data
2022-02-24Primeiro membro da banca
Turchiello, Priscila
Segundo membro da banca
Camillo, Camila Righi Medeiros
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta Dissertação de Mestrado está vinculada ao PPPG (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional), na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2). A mesma tem inserção no Grupo de Pesquisa GEPE – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Como problemática tem a pergunta inicial: como histórias das Escolas do Campo em Caçapava do Sul podem constituir pistas para a construção coletiva de uma escola de educação no campo no presente? A partir do conceito de Artesanía da Pesquisa (MILLS, 1976), foram reunidos documentos, reportagens, atas, textos e entrevistas com professores, pais, alunos e funcionários, compondo assim um acervo mobilizador (material/recurso de entrevistas, imagens, documentação e problematizações) da participação das comunidades escolares, e como produto final um Fotolivro de imagens, contos e poesias, produzindo uma historicidade daqueles que compõem/compuseram a Educação do Campo em Caçapava do Sul. Com esse movimento metodológico se costura o objetivo geral: tornar visíveis algumas histórias das Escolas do Campo em Caçapava do Sul a partir das pistas, entre suspensões e documentos, olhando para a possibilidade de uma educação no presente. O material mobilizador construído a partir dessas pistas e experiências (LARROSA, 2021), incluindo o produto final (Fotolivro), poderá ser utilizado pela rede de ensino municipal como subsídio de estudo, no comum, coletivamente e com intencionalidade, para a construção de outros modos de se fazer Escola do Campo. Assim, no coletivo, entre rede de município, docentes da educação do campo e gestores da educação, projetar uma escola de Educação do Campo para o nosso tempo, incluindo a produção de uma política pública municipal para Escola do Campo, a organização da gestão e valorização dessas escolas em Caçapava do Sul.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: