Biografias de professores(as) de escolas do campo e classes multisseriadas
Fecha
2022-04-05Primeiro membro da banca
Nunes, Ana Luiza Ruschel
Segundo membro da banca
Meurer, Ane Carine
Terceiro membro da banca
Souza, Elizeu Clementino de
Quarto membro da banca
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta Tese versa sobre as histórias de vida dos professores do campo e classes multisseriadas
dos municípios de Santa Maria (RS) e São Gabriel (RS, a existência, seus saberes. Fazeres e
processos de formação. A pesquisa tem como objetivo, valorizar as histórias de vida e pessoal
dos professores (as) que atuam nas escolas do campo e classes multisseriadas, conhecer e
compreender seus saberes, fazeres e processos formativos no contexto do campo e das classes
multisseriadas. A metodologia de pesquisa utilizada foi a abordagem qualitativa, com base nos
estudos de Bauer e Gskell (2002). Os instrumentos utilizados para a coleta de informações as
entrevistas narrativas (jogo narrativo mosaico de memórias), os relatos(auto) biográficos. Para
a coleta dos dados que se utilizou de entrevistas narrativas, foi criado uma metodologia pela
autora- pesquisadora, intitulado jogo narrativo. O jogo Narrativo foi ancorado no teórico de
Bergson, que tem como suporte os estudos sobre memórias, tempo. Através das entrevistas
Narrativas, que teve como objetivo lançar -se nas histórias de vida para conhecer os percursos
. Diante deste desafio, procurar ir além das narrativas de uma educadora, de um educador e
estabelecer traçados de vidas, formação profissional e singularidades do cotidiano escolar das
professoras dos municípios de Santa Maria e São Gabriel, RS. Foi desenvolvido uma revisão
de literatura, envolvendo a temática educação do campo e classes multisseriadas e produções
relacionadas a histórias de vida. Os pressupostos teóricos que sustentam a pesquisa foram
ancorados em Abrahão (2006, 2008, 2014); Antunes (2001, 2007); Antunes e Ribas (2015);
Hage (2010a, 2010b, 2011); Arroyo ( 2011), Caldart (2011); Molina ( 2011); Guendin (2012);
Alves ( 2009); Molinari (2009); Nóvoa (1995); Ribas e Antunes (2014); Santos (2007); Souza
e Ferreira (2009); Ribas e Antunes (2016); Bergson( 1999), Josso (2004), Ricoeur(1991). As
narrativas anunciaram saberes e fazeres das professoras que adquiriram ao longo da prática
pedagógica e de experiências de vida. Por fim, através das narrativas e das anunciações
construímos coletivamente um seminário de formação abordando as temáticas levantadas nas
narrativas das professoras de educação do campo e com atuação em classes multisseriadas dos
municípios de Santa Maria, RS e São Gabriel, RS.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: