A estimulação psicomotora e a aprendizagem nas séries iniciais
Resumo
Ao realizarmos este trabalho buscamos informações sobre a prática da
estimulação psicomotora, através das aulas de Educação Física em escolas da rede
pública do município de Caçapava do Sul, RS, Brasil. Estas atividades foram ministradas
pelas alunas do curso Normal, que realizaram estágio nas séries iniciais do Ensino
Fundamental, durante o segundo semestre de 2004. A partir da convivência direta no
ambiente escolar coletamos informações significantes para este trabalho que consiste em
verificar se a implementação do plano de atividades contribui para melhorar o rendimento
escolar. A revisão da literatura, focalizando a psicomotricidade, a psicopedagogia e a
educação física, que são áreas de nosso interesse. Considerando que o desenvolvimento
das habilidades e das capacidades do aluno são fatores indispensáveis à formação escolar,
queremos refletir sobre o papel das atividades físicas como fator de socialização e auxiliar
na construção do conhecimento. Através da observação direta acompanhamos a prática,
fazendo uma análise do tipo de atividades mais apreciadas pelas crianças e das
características didático-pedagógicas mais interessantes. Propomos através deste trabalho
buscar a utilização dos diversos recursos que a educação física oferece atualmente,
enfatizando a educação pelo movimento como um processo que auxilia o
desenvolvimento do educando, em todos os seus aspectos, sejam eles físicos,
psicomotores ou sócio-emocionais. Pretendemos verificar se o plano de trabalho das
estagiárias corresponde às propostas feitas inicialmente pela equipe de supervisão e
coordenação do estágio, bem como o efeito que a implementação destas atividades têm
sobre as escolas, particularmente sobre os alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental.
O trabalho sugere que o desenvolvimento destas atividades sistematizadas de Educação
Física nas séries iniciais são importantes, a medida em que houver na escola uma
perspectiva multidisciplinar.
Coleções
- Educação [46]