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dc.contributor.advisorSilva, Sandra Rúbia da
dc.contributor.advisorPereira, Camila Rodrigues
dc.creatorRossato, Bruna Siqueira
dc.date.accessioned2022-06-14T17:07:56Z
dc.date.available2022-06-14T17:07:56Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24820
dc.description.abstractThe consumption of South Korean pop music, better known as K-Pop, has grown astronomically in Brazil and in the world, breaking records of views and reproductions of videos and music tracks on streaming platforms. The general objective of this monograph is to analyze the strategies used to promote the K-Pop group GOT7 that most engage fans on social media. As a theoretical foundation, we used the theories and concepts about digital marketing, promotion strategies, social media, K-Pop and fans culture present in the studies of Kotler, Kartajaya and Setiawan (2017), Recuero (2014), Martino ( 2013), Gabriel (2010), Deweet, Imenes and Pak (2018), Russel (2017), Korean Culture Information Service (2011) and Jenkins, Green and Ford (2014). To achieve the objective of this research, I used as the methodology bibliographic research (STUMPF, 2010) and content analysis, mainly from Bardin (2010) and Ikeda and Chang (2005). The analysis period was from April 20, 2020 to May 3 of the same year, as it is the promotion period for the mini-album entitled DYE, one of the cultural products released by the group. The analysis took place on the group’s official Twitter account for standing out in number of followers compared to other GOT7’s social network. As research considerations, it is possible to state that the promotion’s strategies of the GOT7 that generate more fan engagement on social networks are: the use of hashtags and the presence of attached media, as photos, videos and links have more visual appeal and provoke users' curiosity; new content such as new video clips, previews and exclusive photos; auto tagging, as it directs users to the group's profile on the social network; and finally, the show of affection and appreciation for fans in publications, as the fandom feels part of the group's achievements and becomes highly engaged in the actions of their idols: “It's all because of Ahgases!”.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectK-Poppor
dc.subjectGOT7por
dc.subjectEngajamentopor
dc.subjectTwitterpor
dc.subjectCultura de fãspor
dc.subjectEngagementeng
dc.subjectFan's cultureeng
dc.title"É tudo por causa dos Ahgases!": marketing nas redes sociais e o engajamento dos fãs nas postagens do Twitter oficial do grupo GOT7por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Relações Públicaspor
dc.description.resumoO consumo de música pop sul coreana, mais conhecida como K-Pop, cresceu de forma astronômica no Brasil e no mundo, batendo recordes de visualizações e reproduções de vídeos e faixas musicais em plataformas de streaming. O objetivo geral desta monografia é analisar as estratégias utilizadas para a promoção do grupo de K-Pop GOT7 que engajam mais os fãs nas redes sociais. Como fundamentação teórica, utilizamos as teorias e conceitos sobre marketing digital, estratégias de promoção, redes sociais, K-Pop e cultura de fãs presentes nos estudos de Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), Recuero (2014), Martino (2013), Gabriel (2010), Deweet, Imenes e Pak (2018), Russel (2017), Korean Culture Information Service (2011) e Jenkins, Green e Ford (2014). Para atingir o objetivo desta pesquisa, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2010) e a análise de conteúdo, principalmente a partir de Bardin (2010) e Ikeda e Chang (2005). O período analisado foi de 20 de abril de 2020 a 3 de maio do mesmo ano, se tratando do período de promoção do mini álbum de título DYE, um dos produtos culturais do grupo de K-Pop GOT7. A análise se deu na conta oficial do grupo no Twitter por se destacar em número de seguidores em comparação às outras redes sociais do GOT7. Como considerações da pesquisa é possível afirmar que as estratégias de promoção do grupo GOT7 que geram mais engajamento dos fãs nas redes sociais são: o uso de hashtags e a presença de mídias anexadas, pois fotos, vídeos e links possuem um apelo mais visual e provocam a curiosidade dos usuários; conteúdo inédito, como novos videoclipes, prévias e fotos exclusivas; a auto marcação, pois direciona os usuários ao perfil do grupo na rede social; e por fim, a demonstração de carinho e valorização dos fãs nas publicações, pois o fandom se sente parte das conquistas do grupo e passa a ser altamente engajado nas ações de seus ídolos: “É tudo por causa dos Ahgases!”.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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