Estratégias comunicacionais para cantoras negras no Brasil: um olhar sobre o Instagram da IZA
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre assessoria de comunicação para cantoras negras no Brasil, pensando a mídia como um todo, mas com foco em estratégias comunicacionais nas redes sociais digitais, em especial o Instagram. Para alcançar nossos objetivos, iniciamos o estudo com uma revisão teórica sobre assuntos como raça, gênero, racismo, identidade negra e feminismo negro, entre outros temas que compõem as pautas raciais e feministas. Após a teoria, buscamos compreender o papel da mídia na construção do imaginário coletivo, através do poder simbólico que ela exerce sobre as pessoas, além de discutirmos os espaços que são oportunizados para as mulheres negras. Também utilizamos a entrevista com uma profissional de Relações Públicas que atua na assessoria de cantoras negras, para combinar estudos teóricos com experiências práticas. E, por fim, ao afirmarmos o Instagram como uma das redes sociais digitais mais promissoras da atualidade, escolhemos o perfil da cantora IZA na plataforma e observamos as estratégias utilizadas por ela, em uma análise qualitativa, que possibilitou a identificação de 292 postagens no feed, que foram divididas entre 9 categorias, observadas no período de 1 ano, de abril de 2021 a abril de 2022. Assim, chegamos aos objetivos e resultados da pesquisa.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: