O brincar revolucionário de faz de conta na perspectiva histórico-cultural: vozes, imagens, manifestações, expressões das infâncias e crianças de 4 e 5 anos
View/ Open
Date
2021-11-10Primeiro membro da banca
Martins Filho, Altino José
Segundo membro da banca
Nunes, Ana Luiza Ruschel
Terceiro membro da banca
Correa, Aruna Noal
Quarto membro da banca
Mello, Débora Teixeira de
Metadata
Show full item recordAbstract
O debate sobre a temática brincadeira de faz de conta ampliou-se nos últimos anos. Além disso, estudos e pesquisas com as crianças em cena estão mais intensos neste século, principalmente relacionados às suas vozes, às suas escutas. Estas tidas como cidadãs de direitos, protagonistas, agentes sociais, produtoras de culturas. Desta forma, o estudo prioriza ouvir as crianças, seus pontos de vista, dar sonoridade as suas vozes, às vezes silenciadas olhando para suas especificidades infantis com a temática: O brincar revolucionário de faz de conta na perspectiva histórico-cultural: Vozes, imagens, manifestações, expressões das infâncias e crianças de 4 e 5 anos. Tal estudo embasa-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski (1988, 1993, 1996, 1998, 2005, 2009, 2021) e seus seguidores Leontiev (1978, 2010), Elkonin (1998), Mukhina (1995), a qual defende a brincadeira de faz de conta como atividade guia da criança na Educação Infantil, ou seja, como uma das ações mais importantes para seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, como fonte de desenvolvimento psíquico, caráter e da personalidade destas. Tem como objetivo geral analisar as vozes, imagens, manifestações expressadas no momento do brincar revolucionário de faz de conta das crianças de 4 e 5 anos. Objetiva ainda identificar os aspectos sociais e culturais das crianças de 4 e 5 anos que são evidenciados nos seus modos de brincar de faz de conta; reconhecer quais são as vozes, os cenários, as temáticas, os conteúdos, os personagens do brincar de faz de conta retratadas hoje pelas crianças de 4 e 5 anos; compreender as situações imaginárias e do uso das regras utilizados pelas crianças de 4 e 5 anos nos momentos da Brincadeira de faz de conta. A pesquisa é qualitativa com inspiração da etnografia, embasado na metodologia de pesquisa com crianças. A etnografia é uma das principais metodologias para pesquisar a infância, pois esse modo capta melhor a voz das crianças e seus modos de participação nos dados apresentados. O estudo foi desenvolvido em dois momentos e em dois diferentes contextos/realidade. O primeiro momento, antes da Pandemia, foi realizado no contexto de duas Instituições públicas (Centros de Educação Infantis Municipais – CEIMs) que trabalham com crianças de 0 a 5 anos do município de Chapecó/SC. As participantes foram especificamente crianças de 4 e 5 anos. O segundo momento, durante a Pandemia, foi realizado no contexto/cotidiano das residências da pesquisadora e das crianças da mesma faixa etária na zona rural no município de Nova Itaberaba/SC. A produção de dados foi realizada através de observação participativa, filmagens, fotografias nos momentos de brincadeira de faz de conta. Em síntese, ao observarmos a criança ao brincar de faz de conta protagonizando cenas vividas em suas relações sociais e culturais, identificamos que os papéis assumidos pelas crianças em ambos CEIMs pesquisados, bem como no contexto da zona rural, foram relacionados às relações
familiares (reproduzindo o papel de mãe, pai, filho, vó, vô) e ao conteúdo do mundo do trabalho, profissões (motorista, policial, cabeleireira, professora, médica). As crianças retratam em suas expressões (brincar e desenho) as injustiças sociais em que são submetidas em seu dia a dia. Consideramos, a partir de estudos, que por meio da brincadeira de faz de conta as crianças experimentam novas aprendizagens. São atividade-guia e fonte de desenvolvimento impulsionando as funções psíquicas superiores e o processo de instrução. Não existe brincadeira de faz de conta sem imaginação e regras. A imaginação depende da experiência e a experiência da criança forma-se e cresce gradativamente. Brincando, a criança deseja, realiza vontades, vivencia as principais categorias da realidade criando modos de ser e estar no mundo.
Collections
The following license files are associated with this item: