Contribuição das tecnologias da informação e da comunicação na educação ambiental dos anos iniciais do ensino fundamental
Fecha
2009-09-30Autor
Loureiro, Marta Helena Michelotti
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Neste artigo, será discutida a Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem
como se refletirá sobre os principais meios para otimizar o processo ensino-aprendizagem,
utilizando-se das novas tecnologias integradas à Educação Ecológica. Apresenta-se uma
contextualização no campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas
nas buscas do educador. Enfoca-se a educação como processo de articulação, apropriação e
reconstrução do conhecimento, na formação da cidadania, sempre se reconhecendo o potencial
didático-pedagógico da utilização de diferentes mídias no processo educativo. Destaca-se o
trabalho multidisciplinar, já que a Educação Ecológica deve estar inserida em todos os conteúdos.
O estudo apresenta propostas e sugestões de atividades e técnicas educativas, com auxílio das
Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à educação (TIC), apropriadas à faixa
etária dos anos iniciais. Nesta revisão bibliográfica concluiu-se que há a necessidade de se
buscarem mais recursos didáticos através das Tecnologias da Informação e da Comunicação –
TIC, para despertar maior interesse e a consciência crítica dos alunos, visando a uma nova
relação do homem com seu meio ambiente e o comprometimento com a transformação da
sociedade.