dc.contributor.advisor | Burin, Elias | |
dc.creator | Lazzari, Marcele | |
dc.date.accessioned | 2017-01-12T11:42:46Z | |
dc.date.available | 2017-01-12T11:42:46Z | |
dc.date.issued | 2010-07-01 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2494 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to review the framework and concept to the subject in virtual environments for
teaching and learning since the topic raises controversy and endless reflections. First, it
contextualizes the moment and the conditions under which came the emergence of the Internet.
After it is proposed a reflection on the introduction of the communication network in the
classroom as a teaching resource, the benefits brought to the educational process and an
analysis of teacher and student profile before this new proposal. In the following, general
considerations are made about the possibility of distance education. After proposing a reflection
on the commitment of public policies to accelerate the inclusion of the Brazilian population. Still,
there are considerations of virtual environments for teaching and learning and an analysis of
some of its characteristics. It is noticed that the conditions in which takes the educational
process for distance education are improving. Thus, the Internet Distance Learning in virtual
environments for teaching - learning can be seen a significant progress toward finding a quality
practice. However, this process is still very new and we need many reflections and adjustments
are still made to the technologies may in fact contribute to a quality education and meaningful. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Internet | por |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | Ambientes virtuais de ensino | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Educação a distância em ambientes virtuais de ensino - aprendizagem, uma revisão de bases e conceitos | por |
dc.title.alternative | Distance education in virtual environments for teaching and learning, a review of bases and concepts | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão de bases e conceitos sobre o tema
educação a distância em ambientes virtuais de ensino – aprendizagem uma vez que o tema em
questão levanta polêmicas e infinitas reflexões. Primeiramente, contextualiza-se o momento e
as condições em que aconteceu o surgimento da internet. Após, propõe-se uma reflexão sobre
a introdução da rede de comunicação nas salas de aula como recurso didático, os benefícios
que trouxe para o processo educativo e uma análise do perfil do professor e aluno frente a esta
nova proposta. Na sequência, fazem-se considerações gerais sobre a possibilidade de
educação à distância. Após propõe-se uma reflexão sobre o empenho das políticas públicas
para acelerar o processo de inclusão social da população brasileira. Ainda, há considerações
sobre os ambientes virtuais de ensino - aprendizagem e uma análise de algumas de suas
características. Percebe-se que as condições em que se dá o processo educativo por EAD
estão se aperfeiçoando. Assim, da Internet à Educação a Distância em ambientes virtuais de
ensino - aprendizagem pode ser visto um significativo progresso rumo à busca de uma prática
de qualidade. No entanto, todo este processo ainda é muito recente e é preciso que muitas
reflexões e ajustes ainda sejam feitos para que as tecnologias possam de fato contribuir para
uma educação de qualidade e significativa. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |