Navegação Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM) por orientadores "Bernardi, Giliane"
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Produção textual e multimodalidade: uma proposta com realidade aumentada
(2015-08-26)A revolução tecnológica vivenciada pela sociedade contemporânea e o avanço de ferramentas midiáticas evidenciam a necessidade de que a educação também se insira nesse contexto e subsidie suas ações com o auxílio desses ... -
CAITA: modelo de unidade de estudo para o desenvolvimento colaborativo de RPG no ensino de artes
(2021-03-24)O ensino da arte-educação hoje é entrelaçado aos temas contemporâneos tais quais as tecnologias digitais e temas da cultura visual, suas produções, e seus sentidos, seus compartilhamentos. Sendo assim, as Tecnologias ... -
MMAR: sistema web para modelagem molecular tridimensional utilizando realidade aumentada
(2017-09-05)Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias Educacionais em Rede, da linha de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e disponibiliza como produto final um sistema Web ... -
Henrique e o Robô Dim: gamebook para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de educação financeira infantil
(2016-08-29)Atualmente, há um grande esforço dos governantes e instituições para promover a educação financeira no Brasil, impulsionado pelas políticas sociais e econômicas que vem sendo adotadas. Paralelamente a este movimento, há ... -
Super Mario Logic: um jogo sério para lógica de programação
(2016-09-26)Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias Educacionais em Rede, linha de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e tem como produto final um Jogo Sério chamado Super ... -
Unidade de estudo para apoiar o ensino e aprendizagem de algoritmos e lógica de programação no ensino médio por meio do App Inventor
(2023-08-18)A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de um documento norteador, determina diretrizes que prevêem a inserção de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. As competências relacionadas ... -
Ensino de programação orientada a objetos na educação profissional por meio do desenvolvimento de jogos apoiado pelo ambiente greenfoot
(2019-08-27)Esta dissertação está associada à linha de pesquisa Desenvolvimento em Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, e descreve ... -
Identificação de alunos com tendência à evasão nos cursos de graduação a distância por meio de mineração de dados educacionais
(2018-06-12)A evasão é um dos grandes desafios constantes no contexto educacional em todas as modalidades. Por outro lado, o crescente aumento na quantidade de dados gerados por sistemas como Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem ... -
Alt story: modelo de unidade de estudo para produção textual colaborativa por meio de ficção interativa digital
(2021-03-22)O desenvolvimento das competências discursivas é objetivo unânime e imprescindível no Ensino Médio, porém, apesar de todos os esforços, ainda são muitos os obstáculos encontrados. Percebe-se também ...