Navegação Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM) por orientadores "Sepel, Lenira Maria Nunes"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 27
-
Formação docente para um ensino de (e sobre) ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades para alfabetização científica
(2019-03-28)Um sujeito cientificamente alfabetizado compreende os conceitos científicos, a Natureza da Ciência e o entrelaçamento entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e, a partir desses pressupostos, consegue agir na resolução de ... -
Planejamento didático na formação inicial de professores de ciências com a metodologia ativa revisão por pares
(2022-10-07)Este estudo vem ao encontro às necessidades de formação inicial de professores quanto às implicações das práticas de ensino e aprendizagem interdisciplinares e contextualizadas, com a utilização de metodologias ativas. ... -
Investigação sobre o sistema circulatório no ensino fundamental: planejamentos e atividades
(2019-03-11)Esta dissertação tem como tema a investigação do ensino sobre o sistema circulatório no Ensino Fundamental, sendo esse um exemplo de complexidade e abstração típicas do ensino de ciências. A pesquisa foi desenvolvida ... -
Contribuições da história de vida da cientista brasileira Bertha Lutz para o ensino de ciências
(2022-02-25)Bertha Lutz foi uma cientista, feminista, educadora e política brasileira que dedicou sua vida à luta feminista e aos estudos sobre o grupo dos Anfíbios anuros. Ela foi responsável por garantir uma série de direitos civis ... -
Memórias e percepções de alunos da graduação sobre o uso de recursos da internet para aprendizagem
(2020-03-06)Este trabalho teve como objetivos investigar recordações sobre experiências relacionadas ao uso de recursos da internet durante o Ensino Médio e percepções sobre a utilização desses recursos na aprendizagem no início do ... -
Investigações e reflexões sobre implementação de metodologias ativas na educação básica
(2022-09-23)Esta pesquisa investigou como a aplicação de Metodologias Ativas colaborativas e com avaliação por pares pode desenvolver a construção de conteúdos, habilidades cognitivas e atitudes nos alunos. O presente trabalho ... -
Seleção de conteúdos e diferentes recursos didáticos no ensino fundamental: análise utilizando o tema visão
(2016-06-03)Esta pesquisa investigou como professores de ciências do ensino fundamental de escolas públicas selecionam tópicos para o ensino do assunto visão e quais recursos didáticos utilizam na apresentação de suas aulas. A segunda ... -
Herança multifatorial: concepções de estudantes de ensino médio, desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos
(2016-02-25)A maioria das características apresentadas pelos organismos complexos são resultados de heranças multifatoriais, como por exemplo, a cor da pele nos seres humanos. Este trabalho teve como objetivo investigar as concepções ... -
O programa de educação tutorial no ensino médio: construção e aplicação de uma proposta de integração entre educação básica e ensino superior
(2022-01-14)O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do governo federal já consolidado destinado à estudantes de graduação que proporciona vivências importantes para a trajetória acadêmica de seus integrantes. Este trabalho ... -
O ensino de genética e evolução em perspectiva antirracista
(2023-12-11)Pesquisas apontam que no ensino de Genética e Evolução os alunos têm dificuldade de aprender a variedade de termos científicos e de relacioná-los com a vida em sociedade, e as práticas de ensino são eurocentradas (SILVÉIRO; ... -
Articulação entre as alfabetizações científica, midiática e informacional com a temática imunidade
(2021-08-25)O estudo desenvolvido nesta dissertação tem como foco principal investigar as relações entre as alfabetizações midiática e informacional com a científica, na perspectiva do contexto e melhoria do ensino de Ciências. A ... -
Currículo integrado e formação continuada de professores: a abordagem CTS como articuladora do processo
(2018-02-28)A presente pesquisa tem como objetivo investigar as concepções de currículo, assim como as contribuições e desafios de uma proposta de formação continuada semipresencial para educadores, baseada na perspectiva Ciência ... -
Uso de laboratório virtual e de metodologias diversificadas no ensino de biologia celular
(2018-02-27)As atividades práticas no ensino de Ciências estão relacionadas ao desenvolvimento de competências e habilidades do fazer Ciência, tais como: observação, identificação, proposição de hipóteses e argumentação. No cenário ... -
Mídias audiovisuais de entretenimento como estratégia de contextualização problematizadora para o ensino de ciências
(2019-09-18)O ensino de Ciências nas escolas deve possibilitar ao aluno se apropriar da estrutura do conhecimento científico e de seu potencial explicativo e transformador, de modo a desenvolver um olhar abrangente sobre o mundo. ... -
A base nacional comum curricular e os anos iniciais: um estudo de caso
(2020-03-04)A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge no cenário educacional como uma nova política educacional, de caráter normativo, este documento define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais a serem ... -
Interface ensino, pesquisa e extensão: análise de uma abordagem para atividades de visitação a um espaço não formal de ensino
(2020-03-02)Ensino, pesquisa e extensão são considerados os três pilares das universidades brasileiras, desempenhando juntos um papel de suma importância no desenvolvimento acadêmico e social. Essa pesquisa propôs e avaliou um tipo ... -
Explorando o tema água através de diferentes abordagens metodológicas no ensino fundamental
(2013-03-22)A água, substância essencial à vida, destaca-se como tema presente em muitos momentos do ensino fundamental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem em vários momentos que o tema água seja abordado. Desde conteúdos ... -
A interdisciplinaridade em diferentes contextos educacionais: contribuições para o ensino de biologia
(2017-02-24)O presente trabalho investigou como a interdisciplinaridade está presente em diferentes contextos de ensino de Biologia. Esta pesquisa utilizou abordagem quanti-qualitativa, por meio de análise documental, questionários ... -
Proposta de atividades didáticas para a formação docente inicial e continuada com o enfoque em aspectos da aprendizagem baseada em problemas
(2021-12-17)Na contemporaneidade, o ensino ainda é desenvolvido de forma tradicional, descritivo, livresco e com ênfase na memorização de conceitos, o que resulta em conteúdos descontextualizados e sem vinculação com questões sociais, ... -
Atividades práticas com microscopia e o desenvolvimento de habilidades no ensino fundamental
(2016-02-25)As atividades práticas contribuem para o interesse e aprendizagem em Ciências e Biologia, principalmente quando envolvem investigação, curiosidade, novos materiais e desafios. A investigação pela microscopia pode acontecer ...