Mostrar registro simples

dc.creatorCruz, Denise Santos da
dc.date.accessioned2022-07-15T12:08:47Z
dc.date.available2022-07-15T12:08:47Z
dc.date.issued2022-03-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25351
dc.description.abstractThis Thesis, developed in the Postgraduate Program in Education (PPGE), Federal University of Santa Maria (UFSM), research line “Teaching, knowledge and professional development”, presents the theme of a Pedagogy of Bricolàge as a craft of educators and artificer educators. Creative teaching is configured in pedagogical crafts - terms recommended by Sennett (2019, 2012) and Alliaud (2009; 2015; 2017; 2021a), in bio[trans]forming ambiences in school education. The theoretical-methodological plot has in Scientific Bricolage an emerging approach to research in education, based on Kincheloe (2006, 2007); Kincheloe; McLaren (2006); Neira; Lippi (2012). The corpus was inwrought in the interlocution with educators graduated from the PPGE and working in municipal public schools, bricolating academic memorials, reflective questions, portfolio, whose experiences and movements participate in the argumentative plot. The flow of Scientific Bricolage entered the field of research without apriorism, recognizing educators, male and female students and the pedagogical crafts they produced in bio(trans)forming ambiences. The experiences of continuous teacher and student learning give meaning to the processes of "weaving together the weft" and the craft of educating with pedagogical crafts, promoting multiple faces of a Pedagogy of Bricolage produced in the daily reinvented by artificer educators and students, in the brico-classes, dyeing here and there with colors and feelings.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNovas pedagogiaspor
dc.subjectArtesanias pedagógicaspor
dc.subjectBricolagem científicapor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectNew pedagogieseng
dc.subjectPedagogical bricolàgeeng
dc.subjectArtificer educatoreng
dc.subjectScientific bricolageeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titlePedagogia da bricolagem: ofício de educadores e educadoras artíficespor
dc.title.alternativeBricolàge pedagogy: the craft of artificer educatorseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta Tese1 foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), linha de pesquisa “Docência, saberes e desenvolvimento profissional”. A proposição temática está centrada na Pedagogia da Bricolagem emergente da docência criadora e das vivências de educadores e educadoras2 artífices cujo ofício desenvolve-se com artesanias pedagógicas em ambiências escolares bio (trans) formadoras, na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, o objetivo geral foi “Apreender as dimensões que mobilizam os/as educadores/as artífices para vivências na/da docência com artesanias pedagógicas nas ambiências escolares de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. O embasamento teórico encontra-se, notadamente, em Paulo Freire (1979, 1986, 1996, 2000, 2013, 2020), Richard Sennett (2009, 2019, 2012) e Andrea Alliaud (2009, 2015, 2017, 2021a, 2021b). Adota-se a Bricolagem Científica, abordagem emergente na pesquisa em educação, a partir de Joe L. Kincheloe (2006, 2007); Joe Kincheloe; Peter McLaren (2006); Joe L. Kincheloe; Kathleen S. Berry (2007). Foram colhidos resultados de duas fontes de pesquisa. Primeiramente, ao longo dos dois primeiros anos do processo (2018-2020), foram desenvolvidas as Oficinas Pedagógicas de Manualidades, configurando ambiências bio (trans) formadoras, observando-se os movimentos de auto, inter e heteroformação, primeiramente protagonizado pelas oficineiras e, em seguida, com estudantes de graduação, pós-graduação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Psicopedagogia – GEPEPp. Esses resultados foram descritos e comentados a partir dos registros de imagens e dos depoimentos dos participantes. No segundo momento da pesquisa (2020-2021), foram processados e analisados o conjunto de informações compartilhadas com os colaboradores, um educador e três educadoras egressos do PPGE e atuantes em escolas públicas municipais: memoriais acadêmicos; questões reflexivas; portfólio, todos produzidos em docências criadoras. Essas informações foram analisadas e processadas a partir da aproximação entre a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004, 2016) e o Software de Análise de Conteúdo – webQDA. O fluir da Bricolagem Científica, sem apriorismo, reconhece o protagonismo docente e discente constituindo à docência criadora com artesanias pedagógicas produzidas nas ambiências bio (trans) formadoras. Igualmente, as vivências das contínuas aprendizagens deram o sentido aos processos de “tecer juntos a trama” e ao ofício de educar, promovendo múltiplas faces de uma Pedagogia da Bricolagem produzida em cotidianos reinventados, tingindo aqui e acolá com cores e sentimentos.por
dc.contributor.advisor1Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9245252793422468por
dc.contributor.advisor-co1Caetano, Luis Miguel Dias
dc.contributor.referee1Silva, Welinton Martins da
dc.contributor.referee2Macedo, Sheyla Maria Fontenele
dc.contributor.referee3Trevisan, Neiva Viera
dc.contributor.referee4Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.referee5Kronbauer, Luiz Gilberto
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3074098469510143por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International