Mostrar registro simples

dc.creatorTerebinto, Leila Carla
dc.date.accessioned2022-07-15T12:54:27Z
dc.date.available2022-07-15T12:54:27Z
dc.date.issued2022-05-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25353
dc.description.abstractThe goals of this research are to reflect on play and children's cultures in the class in which I work as a teacher, in order to qualify my work proposal in Early Childhood Education. I also seek to understand play, the forms of play in our classroom, as a free, spontaneous, and cultural action, enabling children to interact, participate, make choices, make decisions, and develop their initiative and autonomy. This whole learning process needed to have its methods modified, due to the closing of schools because of the Coronavirus pandemic. As a research problem, we are anxious to find answers to the following questions: Is it possible, through dialogue about the times, spaces, and studies undertaken in the search for possible paths that offer us answers, even if provisional and temporary, to reach the objectives proposed in this research, i.e., to reflect on children's games and cultures in the classes I work as a teacher, in the remote modality? Is it possible, through dialogue about the times, spaces, and studies undertaken in the search for possible paths that offer us answers, even if provisional and temporal, to reach the goals proposed in this research? Finally, this autobiographical research intended to reflect Wallonian reflections on the playful, creative, affective mediation of the teacher - student, looking sensitively at the child as a whole. We realized the importance of the construction of knowledge and culture, through children's sociocultural mediations, which require from the school and from the teachers innovative pedagogical change and reorganization, and that more than ever were tested now, during the pandemic teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectCulturas infantispor
dc.subjectPráticas docentespor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectChildreneng
dc.subjectChildren's cultureseng
dc.subjectTeaching practiceseng
dc.subjectPandemiceng
dc.titleRecriando a educação infantil em tempos de pandemia Covid 19por
dc.title.alternativeRecreating early childhood education in times of the Covid 19 pandemiceng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoOs objetivos desta pesquisa são refletir sobre as brincadeiras e as culturas infantis na turma em que atuo como docente, de modo a qualificar minha proposta de trabalho na Educação Infantil. Também busco compreender o brincar, as brincadeiras, as formas de brincar em nossa sala de aula, como uma ação livre, espontânea e cultural, possibilitando que as crianças interajam, participem, façam escolhas, tomem decisões e desenvolvam sua iniciativa e autonomia. Todo este processo de aprendizagem precisou ter os métodos modificados, em virtude do fechamento das escolas, devido à pandemia por Coronavírus. Como problema de pesquisa, nos inquietamos em buscar respostas para as seguintes questões: É possível, através do diálogo acerca dos tempos, espaços e estudos empreendidos na busca de possíveis caminhos que nos ofereçam respostas, mesmo que provisórias e temporais, para alcançarmos os objetivos propostos nesta pesquisa, ou seja, refletir sobre as brincadeiras e culturas e infantis nas turmas que atuo como docente, na modalidade remota? É possível, através do diálogo acerca dos tempos, espaços e estudos empreendidos na busca de possíveis caminhos que nos ofereçam respostas, mesmo que provisórias e temporais, para alcançarmos os objetivos propostos nesta pesquisa? Por fim, essa pesquisa autobiográfica tencionou refletir Walloniamente sobre a mediação lúdica, criativa, afetiva do professor – aluno, olhando sensivelmente a criança por inteiro. Percebemos a importância da construção de conhecimento e de cultura, através das mediações socioculturais infantis, que requerem da escola e dos docentes mudança e reorganização pedagógica inovadora, e que mais do que nunca foram testados agora, durante a docência na pandemia.por
dc.contributor.advisor1Marquezan, Lorena Ines Peterini
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7744372138473817por
dc.contributor.referee1Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.referee2Andrade, Carmen Maria
dc.contributor.referee3Meurer, Ane Carine
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199824685024424por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International