A escuta das crianças na educação infantil: narrativas de uma professora em tempos de pandemia
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Data
2022-02-18Primeiro membro da banca
Segat, Taciana Camera
Segundo membro da banca
Dolwitsch, Julia Bolssoni
Terceiro membro da banca
Antunes, Jucemara
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Curso de Mestrado Profissional, demonstra como é construída a relação professora, criança e conhecimento e suas possibilidades no trabalho pedagógico com crianças pequenas em tempo de pandemia em uma escola da rede privada do Município de Santa Maria. Tivemos como objetivo geral compreender como é construída a relação professora, criança e conhecimento e suas possibilidades no trabalho pedagógico com crianças pequenas em tempo de pandemia. Para dar conta desse objetivo, buscamos identificar, do ponto de vista da história, como a educação das crianças pequenas foi se constituindo nas Políticas Públicas; reconhecer como a Sociologia da Infância auxilia na compreensão do protagonismo infantil na área da educação, em especial da criança pequena; refletir sobre o trabalho pedagógico com crianças pequenas na Educação Infantil em tempo de pandemia; investigar a potencialidade dos registros na construção do protagonismo compartilhado entre crianças e professora e contribuir para o processo reflexivo de professoras sobre as relações estabelecidas entre as narrativas e processos de significações das crianças. A pesquisa está fundamentada numa abordagem qualitativa, criada a partir de uma “Artesania” da própria pesquisadora, contemplada com algumas inspirações da pesquisa etnográfica, contando com percepções e reflexões acerca dos movimentos das crianças e professora na escola. A base para as discussões e interpretações dos dados foram as narrativas da própria professora pesquisadora por meio do seu diário de bordo. O referencial teórico está organizado com base em autores/as Rinaldi (2014), Kuhlmann Júnior (2015), Freire (2003, 2017 e 2019), Morin (2019 e 2020), Fortunati (2016), Hoyuelos (2019) e Josso (2004). Desta forma, ao analisar os achados por meio das narrativas, foi possível perceber a importância escuta atenta e sensível para com nossas crianças no trabalho pedagógico diário, reverberando o protagonismo compartilhado a partir dos espaços, tempos e interações existentes na docência da Educação Infantil. Espera-se com esta pesquisa tencionar a reflexão sobre as possibilidades das narrativas em relação ao trabalho pedagógico, a fim de afirmarmos o protagonismo compartilhado entre as professoras e as crianças em tempos de pandemia. A partir disso, o produto da pesquisa é um documento em formato digital contendo narrativas do trabalho pedagógico com as crianças pequenas, nomeado de “Espetáculos do cotidiano” e terá como finalidade auxiliar as professoras das redes públicas e privada a pensar seu trabalho pedagógico junto às crianças, por meio das narrativas, materializando os seus pensamentos e das crianças, junto as suas aprendizagens.
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