Diferentes olhares sobre a inclusão: o que a família tem a dizer?
Resumen
Esta pesquisa teve por objetivo conhecer, a partir da visão dos pais de alunos com necessidades especiais, como os projetos desenvolvidos no Centro de Educação Física e Desportos - CEFD, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, implicam no seu processo de inclusão em âmbito escolar. A investigação se deu a partir de uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada (GIL, 2006). Posteriormente, a análise de dados seguiu-se em forma de análise de conteúdo (BARDIN, 2008), subdividindo-se nesse trabalho em três categorias: A família e o seu papel no desenvolvimento global do aluno com necessidades especiais; A compreensão do conceito de inclusão; O papel dos projetos, para o desenvolvimento global e inclusão escolar dos
alunos participantes. As falas, dos familiares, gravadas e transcritas foram analisadas sob aspectos teóricos com base em autores como: Staincack e Stainback (1999), Cool, Marcesi e Palacios (2004), Carvalho (2000, 2004 e 2008), Hekavei e Oliveira (2009), entre outros. A partir dos dados obtidos pode-se perceber que os projetos desenvolvidos na UFSM, na visão dos pais dos alunos participantes, vêm constituindo-se como espaços estimuladores e precursores do processo de inclusão social e escolar.
Colecciones
- Educação Física Escolar [200]