Feminismo no horário das 9: representações femininas e pautas do movimento feminista em telenovelas brasileiras
View/ Open
Date
2020-06-15Primeiro membro da banca
Moraes, Ana Luiza Coiro
Segundo membro da banca
Balieiro, Fernando de Figueiredo
Terceiro membro da banca
Oliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de
Quarto membro da banca
Rosário, Nísia Martins do
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente pesquisa problematiza de que forma as representações femininas, nas telenovelas
brasileiras, tensionadas pela hegemonia e tradição seletiva, visibilizam pautas do movimento
feminista, ao longo das décadas de 1960 a 2010. Para responder tal indagação, analisamos as
telenovelas Véu de Noiva (1969), Pecado Capital (1975), Coração Alado (1980), Explode
Coração (1995), América (2005) e A Força do Querer (2017). O objetivo geral é o de analisar
as relações existentes entre as telenovelas brasileiras e o movimento feminista, através da representação
das personagens femininas, em seis telenovelas das décadas de 1960 a 2010. Assim,
temos como objetivos específicos: mapear os elementos do contexto histórico e social
vigentes em cada momento do movimento feminista no Brasil; verificar as lógicas de produção
das telenovelas que contribuem para a representação das temáticas através das personagens
femininas; identificar as temáticas feministas reforçadas nas telenovelas analisadas e
reconhecer os elementos utilizados na construção das personagens femininas das telenovelas.
Para isso, ancoramos nosso estudo nos pressupostos teórico-metodológicos dos estudos culturais,
eixo a partir do qual desenvolvemos as noções de materialismo cultural, mediação, hegemonia
e tradição, bem como elaboramos a análise cultural-midiática, a partir da teoria cultural
proposta por Raymond Williams (1979). Apresentamos, também, um histórico do movimento
feminista e de seus desdobramentos, principalmente, no contexto brasileiro, tendo
como base Céli Pinto (2003, 2018), Maria Amélia Teles (2003, 2017) e Ilze Zirbel (2007).
Destacamos, ainda, a importância das telenovelas no contexto brasileiro, caracterizando-as
como produtos culturais com potencial articulador de representações e ainda como catalisador
de debates sobre temáticas feministas, através de Charlotte Brunsdon (1997), Ana Carolina
Escosteguy (2003, 2019), Heloisa Buarque de Almeida (2002, 2003) e Clara Meirelles (2009).
Como resultado, temos que a visibilização das pautas nas telenovelas se dá através de cinco
eixos: maternidade, violência contra a mulher, empoderamento, mercado de trabalho e diversidade
sexual e de gênero, além dos desdobramentos delas. Em linhas gerais, o que se tem é
uma representação através de um feminismo branco, pouco politizado, individualizado, meritocrático,
que age dentro de limites conservadores e tradicionais, reforçando uma dupla moral
sexual. As telenovelas e o feminismo possuem relações intensas e trocas contínuas, mas
quando representado, é um movimento “bem-comportado”, que pouco reflete a pluralidade
desta luta, dando voz a modelos estáveis e conservadores de representações, com uma roupagem
de “discurso novo”, “atual” e “liberal”. Ainda assim, elas são produtos extremamente
importantes ao pautarem tal tema, na medida em que são populares, acessíveis a todos e que
dialogam com trânsito facilitado em diversos meios. Isto se intensifica no Brasil, devido a
grande relevância que possuem nos variados contextos culturais.
Collections
The following license files are associated with this item: