Identidades transviadas midiáticas em videoclipes e suas apropriações por pessoas trans
Fecha
2021-11-30Primeiro coorientador
Escosteguy, Ana Carolina Damboriarena
Primeiro membro da banca
Oliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de
Segundo membro da banca
Silva, Fernanda Nascimento da
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Estamos testemunhando atualmente uma relativa abertura para debate sobre assuntos voltados a comunidade LGBTQIA+, ocorrendo inclusive uma maior representatividade midiática, como em publicidade, filmes, música, novelas. Porém, mesmo com todos esses avanços em relação à visibilidade LGBTQIA+, somos tomados também por uma onda de conservadorismo. A partir disso, acreditamos que seja muito importante neste momento mostrar a importância da representação midiática e das múltiplas histórias LGBTQIA+ que podem ser contadas. Assim, esta pesquisa desdobra-se em dois questionamentos principais que circulam em volta das temáticas de artistas LGBTQIA+ brasileiros na contemporaneidade. O primeiro dando conta das representações postas em circulação por esses artistas e o segundo que trata das relações entre as representações identitárias e suas apropriações. Os artistas escolhidos para análise foram: Pabllo Vittar, uma cantora drag queen que se identifica como homem cis gay, que ganhou muita popularidade no ano de 2017 com sua música K.O; Linn da Quebrada, uma cantora travesti negra que começou a se tornar popular, principalmente entre a comunidade LGBTQIA+, com a música Enviadescer; Liniker, uma cantora trans negra, que se destacou por suas músicas românticas em ritmo de black music. Sendo assim, pretende-se, como objetivo geral, analisar as representações midiáticas no que diz respeito a identidade de gênero e sexualidade em videoclipes de artistas LGBTQIA+ brasileiras e suas apropriações por pessoas trans. Dessa forma, conduziremos a pesquisa de maneira a explorar as seguintes intenções: (1) Identificar a maneira como acontece a representação de pessoas LGBTQIA+ nos videoclipes das artistas selecionadas e perceber as movimentações causadas por suas ações figurais; (2) Analisar a relação entre as representações de LGBTQIA+ presentes nos videoclipes das artistas selecionados e sua apropriação pelas entrevistadas. Com as teorias que serão utilizadas, pretende-se primeiro estabelecer alguns princípios norteadores para a pesquisa sobre identidade e representação através de autores dos Estudos Culturais. Após isso, estabelecemos mais três horizontes teóricos que, junto com os anteriores, serão inspecionados através de suas principais vertentes associadas à teoria queer, principal fonte teórica para a análise. São eles: gênero, sexualidade e questões étnico/raciais. Como estratégia metodológica realizaremos uma análise cultural contextualista, seguindo Douglas Kellner (2001). Desse modo, analisamos a trajetória musical desses artistas, interligando-a com o respectivo campo social. Também serão utilizados os conceitos de representação de acordo com Stuart Hall (2016) para analisar um videoclipe escolhido de cada artista, o qual também servirá como objeto para as entrevistas semiestruturadas. Na segunda etapa da pesquisa, apresentaremos os videoclipes selecionados desses artistas para as entrevistadas, pertencentes à comunidade LGBTQIA+, de forma a compreender como as representações afetam em suas construções sociais. Ao final foi concluído que as artistas LGBTQIA+ e suas representações midiáticas dão visibilidade para as causas da comunidade e, embora tenham suas diferenças identitárias ressaltadas nas entrevistas, agregam as pessoas LGBTQIA+ em torno de questões sociais em comum, como a luta contra a discriminação e a prática da aceitação social.
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