dc.contributor.advisor | Oliveira, Maria Angélica Figueiredo | |
dc.creator | Larruscain, Ida Ourica dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T13:28:24Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T13:28:24Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2576 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The Industrial Revolution was a milestone so that, like a springboard pushed the
progress of all areas from business to education. The cinema, invented in 1895,
noted as great teaching resource, linking the audio and image. In the media field
cinema contributes effectively in the teaching-learning process and many of the short
films, films and documentaries are produced whit educational purpose. It is important
to mention that the school forms great importance citizens within society, with
responsibilities as active beings and transformers. In this aspect through the effective
involvement of the architects of this process-teacher and student, will ensure the
effectiveness of the results demonstrated in the research and interview by teachers
and students from public and private schools. The positive manifestations reaffirm
the use of cinema as a tool for educational assistance. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Cidadão | por |
dc.title | O cinema como ferramenta de auxílio no processo ensino-aprendizagem | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A Revolução Industrial foi o marco para que, como uma mola, o progresso
impulsionasse todas as áreas desde a comercial até a educacional. O cinema,
inventado em 1895, apontou como um ótimo recurso didático, unindo o áudio ao
imagético. No campo midiático o cinema contribui eficazmente no processo ensinoaprendizagem
e, muitos dos curtas, longa metragens e documentários, são
produzidos com intenção educativa. Importante ressaltar que a escola forma
cidadãos com grande importância dentro da sociedade, com responsabilidades
como seres atuantes e transformadores. Nesse aspecto o envolvimento efetivo dos
artífices desse processo – educador e educando, garantir-se-á a eficácia dos
resultados, resultados esses traduzidos em pesquisa e entrevista a professores e
alunos da rede pública e privada. As manifestações positivas reafirmam a utilização
do cinema como ferramenta de auxílio educacional. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |