Mostrar registro simples

dc.creatorDjive, Elias Gilberto Filimone
dc.date.accessioned2022-08-03T20:44:37Z
dc.date.available2022-08-03T20:44:37Z
dc.date.issued2022-05-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25783
dc.description.abstractIn this thesis, we aim to “Understand how the socio-environmental educommunication process takes place in community radios in the Province of Gaza-Mozambique”. With this aim, we are interested in studying how scientific knowledge and local knowledge are articulated in the communicational processes of environmental education, in the part of the country. To this end, our theoretical framework is diversified in a holistic way, but articulating itself from Freirean pedagogy and Kaplun's educational communication, from which the principles of: problematizing, dialogicity, criticality, participation and creativity with experimental aesthetics, in the communicational work of community radios. In this theoretical articulation, the Epistemologies of the South and Environmental Epistemology are included, through theorists such as Sousa Santos, Odera Oruka, Enrique Leff and Leonardo Boff. In the communicational field, community communication and educommunication are articulated, as counter-hegemonic alternatives of communicational processes, based mainly on Paiva, Peruzzo, Tomás Jane, and Soares. We take Socio-Environmental Educommunication as one of the areas of Educommunication, making a dialogue with the concept of Ecopedagogy, whose key authors are Gadotti, Ruskeinsky and Mazzarino. To conduct the empirical part, in the Province of Gaza, eight community radio stations were selected from that Province, which, through semi-structured interviews, analysis of programming schedules and radio programs on environmental education, reached the results of the study. The conclusions point to the existence of socio-environmental educommunicative practices in the studied radios, with greater focus on the principles of participation, problematizing, dialogicity, collaboration and creativity. However, deficiencies were found in the shared management model of the RCs, motivated by the low adherence of those in this management component. Finally, we conclude that the concepts of planetary citizenship and communicative citizenship are present and reciprocally in the studied radios, given that the collaborators, being mostly members of these communities, prioritize the interaction with other subjects who share the same community spaces, in the approach to environmental problems.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducomunicação socioambientalpor
dc.subjectRádio comunitáriapor
dc.subjectSaber ambientalpor
dc.subjectEpistemologias do sulpor
dc.subjectSocio-environmental educommunicationeng
dc.subjectCommunity radioeng
dc.subjectEnvironmental knowledgeeng
dc.subjectSouthern epistemologieseng
dc.titleEducomunicação socioambiental nas rádios comunitárias da província de Gaza-Moçambiquepor
dc.title.alternativeSocio-environmental educommunication on community radios in the province of Gaza-Mozambiqueeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoNesta tese, objetivamos “Compreender como se dá o processo de educomunicação socioambiental nas rádios comunitárias da Província de Gaza-Moçambique”. Com este desiderato, interessa-nos estudar como se articulam o conhecimento científico e os saberes locais nos processos comunicacionais da educação ambiental, nesta parcela do País. Para o efeito, o nosso arcabouço teórico é diversificado de forma holística, mas se articulando a partir da pedagogia freireana e da comunicação educativa de Kaplún, das quais são destacados os princípios de: problematização, dialogicidade, criticidade, participação e criatividade com estética experimental, no fazer comunicacional das rádios comunitárias. Nessa articulação teórica, abarcam-se as Epistemologias do Sul e a Epistemologia Ambiental, através de teóricos como Sousa Santos, Odera Oruka, Enrique Leff e Leonardo Boff. No campo comunicacional, articulam-se a comunicação comunitária e a educomunicação, enquanto alternativas contra-hegemônicas dos processos comunicacionais, baseado, principalmente, em Paiva, Peruzzo, Tomás Jane, e Soares. Tomamos a Educomunicação Socioambiental como uma das áreas da Educomunicação, fazendo dialogar com o conceito de Ecopedagogia, cujos autores-chave são Gadotti, Ruskeinsky e Mazzarino. Para a condução da parte empírica, na Província de Gaza, foram selecionadas oito rádios comunitárias dessa Província que, através de entrevistas semi-estruturadas, análise de grelhas de programação e de programas radiofônicos sobre educação ambiental, chegou-se aos resultados do estudo. As conclusões apontam para a existência de práticas educomunicativas socioambientais nas rádios estudadas, com maior enfoque para os princípios de participação, problematização, dialogicidade, colaboração e criatividade. No entanto, constataram-se deficiências no modelo de gestão partilhada das RCs, motivadas pela baixa adesão das comunidades. Por último, concluimos que os conceitos de cidadania planetária e cidadania comunicativa estão presentes e de modo recíproco nas rádios estudadas, dado que os colaboradores, sendo na sua maioria membros dessas comunidades, priorizam a interação com outros sujeitos que partilham os mesmos espaços comunitários, na abordagem dos problemas ambientais.por
dc.contributor.advisor1Brignol, Liliane Dutra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983909606938283por
dc.contributor.referee1Rosa, Rosane
dc.contributor.referee2Moraes, Claudia Herte de
dc.contributor.referee3Jane, Tomas Jose
dc.contributor.referee4Girardi , Ilza Maria Tourinho
dc.contributor.referee5Consani, Marciel Aparecido
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960420856641164por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International