“Existia uma deusa”: o consumo midiático do Sagrado Feminino pelas mulheres residentes em ecovilas
Visualizar/ Abrir
Data
2022-05-19Primeiro coorientador
Marques, Camila da Silva
Primeiro membro da banca
Oliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de
Segundo membro da banca
Escosteguy, Ana Carolina Damboriarena
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho, através de pesquisa empírica qualitativa, visa abordar o consumo de mídia e as relações sociais de mulheres em ecovilas, no que diz respeito às relações de gênero e práticas espirituais dentro de suas comunidades e em suas experiências pessoais. O objetivo geral deste estudo é investigar como o consumo do Sagrado Feminino na mídia incide nas relações de gênero nas comunidades de ecovilas. Buscamos organizar nosso referencial teórico a partir de três eixos: o contexto social atual e as alternativas baseadas nas ecovilas e na perspectiva espiritual; o próprio Sagrado Feminino como uma perspectiva e prática adotada por mulheres; e o Sagrado Feminino a partir do consumo midiático. Para isso, estabelecemos três eixos de estudo: questões de gênero (FRASER, 2020; FEDERICI, 2017); espiritualidade feminina nas ecovilas (ELLER, 2000; ARRUDA, 2018); consumo midiático (GARCÍA-CANCLINI, 2010). A metodologia conta com o aporte dos Retratos Sociológicos de Bernard Lahire (2004) a fim de construir a trajetórias de três mulheres que possuem experiência em ecovilas e se aproximam do Sagrado Feminino em sua espiritualidade. Na trajetória percorrida, entendemos que essa espiritualidade propõe a sacralização da figura feminina na medida em que atribui às mulheres qualidades e características positivas, contribuindo para autonomia e poder femininos e assim, indiretamente para a igualdade de gênero. Nesse sentido, concluímos que não desconstrói padrões de gênero por funcionar como um grupo de apoio para as mulheres e por amenizar conflitos entre mulheres e homens apenas na conciliação de seus interesses domésticos na esfera individual.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: