Mostrar registro simples

dc.creatorFerrari, Camila Tatsch
dc.date.accessioned2022-08-04T11:55:31Z
dc.date.available2022-08-04T11:55:31Z
dc.date.issued2022-05-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25788
dc.description.abstractThis work, through qualitative empirical research, aims to address the media consumption and social relations of women in ecovillages, with regard to gender relations and spiritual practices within their communities and in their personal experiences. The general objective of this study is to investigate how the consumption of the Sacred Feminine in the media affects gender relations in ecovillage communities. We seek to organize our theoretical framework from three axes: the current social context and alternatives based on ecovillages and a spiritual perspective; the Sacred Feminine itself as a perspective and practice adopted by women; and the Sacred Feminine from media consumption. For this, we established three axes of study: gender issues (FRASER, 2020; FEDERICI, 2017); female spirituality in ecovillages (ELLER, 2000; ARRUDA, 2018); media consumption (GARCÍA-CANCLINI, 2010). The methodology relies on the contribution of Bernard Lahire’s Sociological Portraits (2004) in order to build the trajectories of three women who have experience in ecovillages and approach the Sacred Feminine in their spirituality. In the trajectory covered, we understand that this spirituality proposes the sacralization of the female figure insofar as it attributes positive qualities and characteristics to women, contributing to female autonomy and power and, thus, indirectly to gender equality. In this sense, we conclude that it does not deconstruct patterns of gender by functioning as a support group for women and by easing conflicts between women and men only in reconciling their domestic and interests in the individual sphere.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSagrado Femininopor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectConsumo midiáticopor
dc.subjectEspiritualidadepor
dc.subjectSacred Feminineeng
dc.subjectWomeneng
dc.subjectMedia consumptioneng
dc.subjectSpiritualityeng
dc.title“Existia uma deusa”: o consumo midiático do Sagrado Feminino pelas mulheres residentes em ecovilaspor
dc.title.alternative“There was a goddess”: media consumption of the Sacred Femenine by women residents in ecovillageseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho, através de pesquisa empírica qualitativa, visa abordar o consumo de mídia e as relações sociais de mulheres em ecovilas, no que diz respeito às relações de gênero e práticas espirituais dentro de suas comunidades e em suas experiências pessoais. O objetivo geral deste estudo é investigar como o consumo do Sagrado Feminino na mídia incide nas relações de gênero nas comunidades de ecovilas. Buscamos organizar nosso referencial teórico a partir de três eixos: o contexto social atual e as alternativas baseadas nas ecovilas e na perspectiva espiritual; o próprio Sagrado Feminino como uma perspectiva e prática adotada por mulheres; e o Sagrado Feminino a partir do consumo midiático. Para isso, estabelecemos três eixos de estudo: questões de gênero (FRASER, 2020; FEDERICI, 2017); espiritualidade feminina nas ecovilas (ELLER, 2000; ARRUDA, 2018); consumo midiático (GARCÍA-CANCLINI, 2010). A metodologia conta com o aporte dos Retratos Sociológicos de Bernard Lahire (2004) a fim de construir a trajetórias de três mulheres que possuem experiência em ecovilas e se aproximam do Sagrado Feminino em sua espiritualidade. Na trajetória percorrida, entendemos que essa espiritualidade propõe a sacralização da figura feminina na medida em que atribui às mulheres qualidades e características positivas, contribuindo para autonomia e poder femininos e assim, indiretamente para a igualdade de gênero. Nesse sentido, concluímos que não desconstrói padrões de gênero por funcionar como um grupo de apoio para as mulheres e por amenizar conflitos entre mulheres e homens apenas na conciliação de seus interesses domésticos na esfera individual.por
dc.contributor.advisor1Ronsini, Veneza Mayora
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0158036614584571por
dc.contributor.advisor-co1Marques, Camila da Silva
dc.contributor.referee1Oliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de
dc.contributor.referee2Escosteguy, Ana Carolina Damboriarena
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5113432728171171por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International