Aluno com deficiência física nas aulas de Educação Física: discussões sobre a inclusão escolar
Resumen
Este estudo teve como objetivo discutir como ocorre a inclusão de aluno com deficiência física em aulas de Educação Física. O grupo foi composto por onze alunos e pela professora responsável pelas aulas de Educação Física de uma classe do 1º ano do ensino regular de uma escola pública estadual de ensino regular da cidade de Santa Maria/RS. Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: observações e entrevistas. As observações analisaram se as atividades favoreceram a inclusão, como o aluno com deficiência física participava e a relação entre os alunos durante as atividades. As entrevistas foram compostas por três roteiros: uma para o aluno com deficiência física; um para alunos sem deficiência e o terceiro para a professora. Os dados foram analisados através de três categorias: I. A participação do aluno com deficiência física nas aulas de Educação Física; II. A percepção dos alunos acerca da participação do aluno com deficiência física nas aulas de Educação Física; III. A percepção da professora acerca da participação do aluno com deficiência física nas aulas de Educação Física. Pode-se observar que a inclusão do aluno com deficiência física é favorecida nas aulas de Educação Física, mas na maioria das atividades tem auxílio da professora que relatou algumas dificuldades no planejamento das aulas. Os alunos relacionam-se bem, mas ainda são necessárias mudanças no intuito de consolidar a inclusão na turma.
Colecciones
- Educação Física Escolar [200]