dc.creator | Pegoraro, Viviane | |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T10:46:01Z | |
dc.date.available | 2022-08-10T10:46:01Z | |
dc.date.issued | 2021-02-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25848 | |
dc.description.abstract | The goal of this work is to contribute with the process of teaching-learning of the angle
concept. We present a didatic proposal designed for classroom teaching and rethought
for distance learning, due to the suspension of classes in the period of the COVID-19
pandemic. The work was done by means of the case study of three students with
Autism Spectrum Disorder (ASD), enrolled in the 9th grade of elementary school
regular of the municipal public network of an inner city in the Rio Grande do Sul. We
hope to contribute to thediscussion of Inclusive Education, attentive to the current
legislation, andperformed a bibliographic search, based in contemporary writing of
researchers from the area of health and education. In this work we share experiences,
reports and suggestions os activities, observing the guidelines of the Common National
Curriculum Base (BNCC) and municipal curriculum references. So the didatic proposal
was elaborated using the concept of angle, presentin relationships between
meansures os angles on competing straights and angles in a circle, with the use of
different processes and mathematical tools, inclusive the technological, like the Google
Classroom, Google Meet and the Software GeoGebra. We believe that the proposal
implemented can contribute with teaching practice, with reflections on the challenges
of education and inclusion and help find ways to ensure to realize the objectives of
teaching, either in person or remote mode. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial inclusiva | por |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | por |
dc.subject | Ângulos | por |
dc.subject | GeoGebra | por |
dc.subject | Ensino remoto | por |
dc.subject | Inclusive special education | eng |
dc.subject | Autism spectrum disorder | eng |
dc.subject | Angles | eng |
dc.subject | Remote teaching | eng |
dc.title | A inclusão de estudantes autistas no ensino remoto: uma proposta de ensino de conceitos relativos a ângulos | por |
dc.title.alternative | The inclusion of autistic students in remote education: a teaching proposal of concepts related to angles | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho é contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do
conceito de ângulo. Apresentamos uma proposta didática pensada para o ensino
presencial e repensada para o ensino remoto, em função da suspensão das aulas no
período da pandemia COVID-19. O trabalho foi realizado por meio do estudo de caso
de três estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados no 9° ano
do ensino fundamental regular da rede pública municipal de uma cidade do interior do
Rio Grande do Sul. Esperamos contribuir para a discussão da Educação Inclusiva,
atentos ao que dita a legislação vigente e realizando uma pesquisa bibliográfica, com
base em escritas contemporâneas de pesquisadores da área da saúde e da
educação. Nesse trabalho compartilhamos experiências, relatos e sugestões de
atividades, observadas as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e
dos Referenciais Curriculares Municipais. Assim, a proposta didática foi elaborada
retomando o conceito de ângulo, apresentando as relações entre as medidas dos
ângulos em retas concorrentes e de ângulos em uma circunferência, com a utilização
de diferentes processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnológicas, como o
Google Classroom, Google Meet e o software GeoGebra. Acreditamos que a proposta
implementada possa contribuir com a prática docente, com as reflexões sobre os
desafios da educação e da inclusão e auxiliar a encontrar meios que garantam a
efetivar os objetivos do ensino, seja no modo presencial ou remoto. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0112509701698645 | por |
dc.contributor.referee1 | Scremin, Greice | |
dc.contributor.referee2 | Rachelli, Janice | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6775026740902489 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |