dc.contributor.advisor | Santos, Hilario Junior dos | |
dc.creator | Lutz, Leani Cristina Feilstricker | |
dc.date.accessioned | 2017-01-19T11:41:18Z | |
dc.date.available | 2017-01-19T11:41:18Z | |
dc.date.issued | 2011-10-14 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2587 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This article describes the blog application as a tool to support the realization of a competition about environment, interdisciplinary project related to the environment in a public school, involving students from 8th grade of elementary school and high school. Using a blog to create reference in the project Environmental Gymkhana http//:gincanacb.blogspot.com and corporate blogs created and organized for the teams participation in the competition, discusses and evaluates qualitative the communication, participation and interaction for each group in specific points, for a given time. The results show this tool as a efficient resource, interactive and expressive in environmental education, which also promoted a participative work and extended learning through research, encouraging reading and writing as well the use of Web technologies. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Blog | por |
dc.subject | Gincana ambiental | por |
dc.subject | Interatividade | por |
dc.title | Estudo de caso sobre a utilização do blog em projeto interdisciplinar de gincana ambiental | por |
dc.title.alternative | Case study about using a blog in an interdisciplinary project of environmental competition | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo relata a utilização do blog como ferramenta de apoio a realização de uma gincana ambiental, projeto interdisciplinar relacionado ao meio ambiente de uma escola pública, envolvendo alunos de 8ª série do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio. Utilizando a criação de um blog de referência ao projeto de Gincana Ambiental http//:gincanacb.blogspot.com e blogs coletivos criados e organizados pelas equipes integrantes da gincana, aborda e avalia de forma qualitativa a comunicação, participação e interação de um grupo em tema específico, por determinado tempo. Sendo que os resultados apontam essa ferramenta como recurso eficiente, interativo e expressivo na educação ambiental, a qual também promoveu um trabalho participativo e ampliou a aprendizagem através da pesquisa, incentivando a leitura e escrita, bem como o manuseio das tecnologias da Web. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |