Formação em contexto: uma construção dialógica para [re]-significar a proposta pedagógica da EMEI Sonho Meu-Cachoeira do Sul/RS
View/ Open
Date
2020-11-24Primeiro membro da banca
Andrade, Joze Medianeira dos Santos de
Segundo membro da banca
Nunes, Ana Luiza Ruschel
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa foi desenvolvida na linha de Políticas e Gestão da Educação Básica, do Mestrado Profissional que faz parte do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O estudo norteou-se pela seguinte problemática: Como a formação em contexto pode contribuir para o [re]-significar da Proposta Pedagógica da EMEI SONHO MEU, a partir de um processo reflexivo-dialógico? O objetivo geral foi pautado em construir um processo dialógico de formação em contexto no sentido de [re]-significar a Proposta Pedagógica da EMEI Sonho Meu. Como objetivos específicos definiram-se: analisar as Políticas Públicas em nível macro e micro que norteiam a construção da Proposta Pedagógica para a Educação Infantil; compreender o papel do educador na [re]-significação da Proposta Pedagógica; dialogar sobre a práxis educativa no contexto da EMEI Sonho Meu. Os processos metodológicos foram fundamentados numa abordagem qualitativa (MINAYO, 2009: FLICK, 2009), do tipo Pesquisa Formação (JOSSO, 2004, 2007,2010). Para o processo dialógico utilizou-se os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos (HENZ, 2015) e a análise dessa dialogicidade, baseou-se na compreensão e interpretação a partir da hermenêutica (GADAMER, 1999: HERMANN, 2002). Ainda para a construção da pesquisa foi feita uma análise documental (GIL, 2002) e a pesquisa do Estado da arte (MORISINI, 2015). Outrossim, o referencial teórico está organizado com base em marcos legais e em autores como (KULHMANN, 1998), (KRAMER, 1997), (OLIVEIRA, 2012, 2002), (NÓVOA, 1995, 2013), (IMBÉRNON,2009), (PADILHA, 2017), (VEIGA, 2013), (FREIRE, 2019) e (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2002,2016). A formação em contexto dos educadores visa o desenvolvimento profissional, principalmente no diálogo com seus pares relacionado às experiências do cotidiano, refletindo a sua prática num movimento de construção, desconstrução e reconstrução de novos saberes. Nessa seara, a proposta de formação dialógica no contexto da escola foi de suma importância para a conscientização e auto(trans)formação das educadoras, pois, ao problematizarem, dialogarem e refletirem sobre a sua prática, foram protagonistas da sua formação, atribuindo significado aos processos formativos e, como consequência, perceberam-se como agentes de transformação e [re]-significação da Proposta Pedagógica da EMEI Sonho Meu. Nesse sentido, cabe destacar, que o produto deste estudo é a Proposta de formação dialógica em contexto na EMEI Sonho Meu, que oportunizou a reflexão da práxis educativa para [re]-significar a Proposta Pedagógica da escola e os processos auto(trans)formativos com professoras, monitoras, gestoras e funcionárias.
Collections
The following license files are associated with this item: